Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Palestra de intercambista sueca irá tematizar Movimento Climático e Comunicação

A atividade acontecerá às 14h, na sala 2265 do prédio 74A na UFSM



No dia 2 de abril, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Poscom) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) irá promover a palestra intitulada “O movimento climático jovem na Suécia: redes educativas, práticas midiáticas e a produção de conhecimento em tempos de crise”. A apresentação será conduzida por Saralie Sernhede, doutoranda no Departamento de Estudos de Mídia e Comunicação da Södertörn University (Suécia), que se encontra em intercâmbio no Poscom. Este evento faz parte das atividades do convênio recentemente estabelecido entre a Södertörn e a UFSM. A palestra acontecerá às 14h, na sala 2265 do prédio 74A na UFSM. Não é necessário inscrição para o evento.

Resumo: “Mais de cinco anos se passaram desde que Greta Thunberg se sentou do lado de fora do prédio do Parlamento sueco para fazer uma greve climática estudantil em 2018, desencadeando o movimento climático global liderado por jovens conhecido como Fridays for Future. Desde então, esse movimento se transformou em um fenômeno global, onde jovens de todo o mundo fazem greve pelo clima às sextas-feiras. Uma rede surgiu em torno das greves escolares, não apenas conectando jovens ativistas dentro do movimento climático, mas também reunindo ativistas climáticos adultos, ONGs, organizações climáticas locais e globais, pais preocupados, cientistas climáticos e muitos outros atores. Utilizando métodos etnográficos, este estudo emerge na lacuna entre pesquisas anteriores que reconhecem o papel central da mídia na organização dessa rede e pesquisas que destacam as oportunidades educacionais oferecidas por movimentos climáticos liderados por jovens. Inspirando-se na teoria ator-rede e nas teorias educacionais preocupadas com a materialidade e a coletividade, este estudo analisa como as práticas e materialidades midiáticas montam o movimento climático liderado por jovens como um espaço educacional através de figurações de espaço e tempo”.

Texto: Anna Júlia C. da Silva | Doutoranda (Poscom/UFSM)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-3297

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes