Entre os dias 20 e 21 de março deste ano, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com a Universidad de Sevilla (US), realizará o Seminário Internacional Comunicação, Trabalho, Territorialidades e Poder. O evento, organizado pelo POSCOM – Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM e pela Fcom – Facultad de Comunicación da Universidad de Sevilla, também abarcará o 1º Encontro de Grupos de Pesquisa em Comunicação Brasil/Espanha.
O seminário visa reunir pesquisadores nacionais e internacionais, tanto sêniores quanto juniores, para discutir e refletir sobre as intersecções entre comunicação, trabalho, territorialidade e poder em um contexto global. O evento, que ocorrerá de forma virtual, proporcionará a exploração da comunicação como tecnologia social e suas influências na construção e disseminação do poder. Adicionalmente, serão abordados temas relacionados à forma como o trabalho e a territorialidade impactam a dinâmica social e as relações de poder.
Conforme a doutoranda em Comunicação Gibsy Lisiê Soares Caporal, idealizadora do evento e que atualmente se encontra na Universidad de Sevilla para um período de intercâmbio, nas próximas semanas serão divulgadas as formas de participação e a programação completa do Seminário Internacional.
Diversos grupos de pesquisa estão envolvidos na organização do evento, incluindo o Gcinco – Comunicação Institucional e Organizacional (UFSM/Brasil), ComPoder – Comunicación, Poder y Pensamiento Ético ante el Cambio Global (Fcom/Universidad de Sevilla/Espanha), o grupo Estudos Culturais e Audiovisualidades (UFSM/Brasil) e Nós Pesquisa Criativa (UFSM/Brasil). O seminário também conta com o apoio do programa Capes-Print e do CNPq.
O Seminário Internacional pretende ser um espaço crucial para aprofundar o entendimento sobre as dinâmicas contemporâneas da comunicação e suas implicações no mundo do trabalho, territorialidade e poder. Especialistas estão programados para discutir as complexidades desses fenômenos e seu impacto nas questões sociais, econômicas e políticas, prometendo contribuir significativamente para o avanço do conhecimento nessas áreas.
Mais informações: gcinco@ufsm.br ou conectarufsmus@gmail.com