Desde dezembro de 2023, as docentes Márcia Franz Amaral e Liliane Dutra Brignol, vinculadas à linha de Mídia e Identidades Contemporâneas do Poscom, atuam como professoras visitantes sênior em instituições espanholas, no marco do “Projeto de Internacionalização – PrInt UFSM – Subprojeto Informação e Tecnologia” (Edital Nº18 de 12/05/2023).
A professora Márcia Franz Amaral realiza atividades na Universidad Rey Juan Carlos junto ao Grupo Universitario de Investigación en Mediación y Comunicación (GUIMEDCOM) e a Cátedra UNESCO de Investigación en Comunicación(https://www.comunesco.com/?lang=en) até março de 2024. Integrante do grupo de
pesquisa “Estudos de jornalismo”, participa de investigação ligada ao Observatorio de la Comunicación del Cambio Climático (https://observatoriocomunicacc.es/) com a supervisão do professor Carlos Lozano Ascencio, com quem a docente desenvolve trabalhos em conjunto desde 2014. Entre as publicações conjuntas já realizadas, destaca-se o livro Periodismo y desastres: multiples miradas (2019) que integra a Collecció Atlántica de Comunicación, uma parceria entre a Editora da Universidade Oberta de Catalunya (UOC) e o Institut de la Comunicació da Universitat Autònoma de Barcelona (InCom-UAB).
No período em que a professora está na Universidad Rey Juan Carlos, participa de duas pesquisas. A primeira é intitulada “Da climatologia à antropologia: questões sobre a cobertura jornalística de eventos extremos e desastres relacionados às mudanças climáticas”, já iniciada no Brasil com apoio do CNPq, e dedica-se agora a entrevistas com cientistas espanhóis. A segunda, “Seguimiento informativo de fenómenos meteorológicos extremos relacionados con el cambio climático”, ligada à Cátedra Unesco, investiga a cobertura jornalística de desastres ligados a eventos climáticos extremos no Brasil, Peru e Espanha. Em 18 de dezembro, esteve no evento Jornadas Estudiantes y ODS da Universidad de Cadiz, onde a professora é investigadora associada ao Instituto Universitario de Investigación para el Desarrollo Social Sostenible (INDESS).
De dezembro de 2023 a maio de 2024, Liliane Dutra Brignol atua como professora visitante no Instituto de la Comunicación – InCom – da Universidade Autônoma de Barcelona – UAB. No período, desenvolve o projeto “Tecnopolítica, ativismo migrante e interculturalidade”, que prevê um conjunto de ações de cooperação científica e atualização de conhecimentos na área da Informação e Tecnologia, a partir do intercâmbio acadêmico nas áreas da investigação teórica, da formação metodológica e da investigação empírica, de caráter exploratório, sobre o tema central proposto.
Trata-se de uma oportunidade de aprofundar vínculos de colaboração com o “Grupo Internacional de Estudos sobre Comunicação e Cultura” (2021/SGR-00179), coordenado pela profa. Dra. Amparo Huertas Bailén, em especial a linha “Comunicación y Diversidad”. O grupo está inserido no Instituto da Comunicação da Universidade Autônoma (InCom-UAB), um centro de investigação interdepartamental da UAB, com projeção interuniversitária e com vocação internacional, que acolhe projetos de investigação com financiamento espanhol e europeu e vem se destacando, desde sua criação em 1997, pelo estudo de temas como mídia, migração e cidadania, a partir de sua interface comunicacional.
Atualmente, a professora Huertas dirige a Cátedra da Unesco para Comunicação e coordena, entre outros projetos, a investigação “Polarización social e interculturalidad: el seguimiento de la actualidad política por parte de la juventude migrante y autóctona desde una mirada interseccional” (PID2021 – 125032OB-100), financiada pelo “Ministerio de Ciencia e Innovación: Proyectos de Generación de Conocimiento 2021”, que guarda relação com o plano de trabalho proposto no contexto do projeto Capes PrInt, ao voltar o olhar para a relação entre apropriações das tecnologias da mídia e a participação política da comunidade migrante.
Foto: Professoras Liliane Dutra Brignol e Amparo Huertas Bailén em reunião de trabalho no InCom – UAB
Foto: Professores Márcia Franz Amaral e Carlos Lozano Ascencio nas Jornadas Estudiantes y ODS da Universidad de Cadiz em 18 de dezembro de 2023.