No dia 14 de novembro, a professora do Departamento de Ciências da Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM, Aline Roes Dalmolin, apresentou sua pesquisa em Higher Seminar em mídia e estudos comunicacionais, promovido pela Escola de Estudos em Comunicação e Mídia da Södertörn University, em Estocolmo, na Suécia. Ela atualmente é pesquisadora visitante junto à universidade sueca pelo Programa CAPES-STINT, através do projeto “Mediatização: inferências empíricas, epistemológicas e metodológicas da pesquisa de mídia no Brasil e na Suécia”. A UFSM é a instituição executora do projeto, no qual participam também a Unisinos (Brasil), além da própria Södertörn University.
Na apresentação de sua pesquisa, Dalmolin abordou o ecossistema midiático de extrema direita no Brasil. O foco foi caracterizar como essa midiosfera utiliza as plataformas em seu contexto específico do Sul Global. Ela discutiu algumas características do contexto de comunicação brasileiro, marcado pela plataformização e pelo uso intensivo de tecnologias, associadas ao subdesenvolvimento econômico e aos baixos níveis de educação formal e alfabetização midiática. A pesquisadora também apresentou a circulação de discursos de ódio e desinformação por meio dessa midiosfera e problematizou as consequências da circulação desses discursos para as sociedades democráticas.
A professora Aline relata que a participação no evento constitui um dos pontos altos de interlocução no decorrer dos três meses de sua estadia na universidade sueca. “As discussões, trocas de ideias e diálogos que ocorreram durante o seminário e durante a mobilidade na Suécia vem contribuindo para a qualificação da pesquisa e para a internacionalização de nosso Programa de Pós-Graduação”, afirma.
Foto: Rodrigo Duarte