De 28 de novembro a primeiro de dezembro de 2023, a Universidade Federal de Santa Maria receberá, pela primeira vez e de maneira híbrida (presencialmente e online), o XVI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura – ABCiber.
O evento terá como tema a Informação, Tecnodiversidade e Estética, com ampla programação de conferências, mesas e painéis temáticos nacionais e internacionais, lançamento de livros, além de exibições e exposições artísticas abertas para a comunidade de Santa Maria. Ao todo, estarão presentes 20 conferencistas do Brasil e do exterior, incluindo convidados do continente europeu, africano e da América Latina e América do Norte, totalizando pesquisadores de 16 universidades.
Os debates acontecerão em torno de 25 eixos temáticos e diversos assuntos, como arte, ciência, comunicação, tecnologias e humanidades digitais, tecnologias de mídias, diversidade, decolonização, transdisciplinaridade, ativismo e muito mais. As exposições e exibições artísticas podem ser visitadas na UFSM – Campus Camobi – e no Museu de Arte de Santa Maria – MASM.
A abertura do simpósio será feita pelo filósofo chinês Yuk Hui, uma das maiores referências da atualidade sobre filosofia e tecnologia. E o encerramento ficará a cargo da cientista da computação Nina da Hora, hacker antirracista e um dos grandes nomes do Brasil sobre Inteligência Artificial (IA).
Mais informações, a programação completa, como participar e todos os detalhes do que vai acontecer no XVI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura – ABCiber no sítio do evento: www.ufsm.br/eventos/abciber e perfil @abciber no Instagram.
Realização: Centro de Artes e Letras (CAL), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGART), Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM) e Laboratório Interdisciplinar Interativo (LabInter) da UFSM.
*Com informações do CAL