A doutoranda Alice Bianchini Pavanello qualifica o projeto de tese nesta quarta-feira (23), 14h. A pesquisa intitulada O discurso das mulheres atingidas pelo acontecimento do desastre da Samarco no jornal A Sirene orientada pela Profa. Dra Márcia Franz Amaral.
A pesquisa parte da problemática de que há um processo de invisibilização das mulheres que se realiza na intersecção entre o discurso jornalístico de desastres e a estruturação simbólica e pragmática do próprio discurso jornalístico, o que motivou a busca por compreender como operam esses silenciamentos e quais as possibilidades discursivas que podem ser exploradas por mulheres afetadas por catástrofes.
Como objeto empírico, tem-se o jornal A Sirene, produzido por jornalistas e pessoas atingidas pelo rompimento da barragem de rejeitos de minério de Fundão, em Mariana (MG). O projeto de tese tem como objetivo principal compreender como o jornal A Sirene configura o discurso das mulheres afetadas pelo desastre da Samarco para analisar os núcleos de sentidos presentes nos campos problemáticos mobilizados por elas, delinear a que Formações Discursivas estão ligados e relacioná-los com questões de gênero.
O exame de qualificação acontece no dia 23 de novembro, às 14h. A banca é formada pelos professores doutores Terezinha Silva (UFSC), Hila Rodrigues (UFOP), Márcio Simeone (UFMG) e Milena de Oliveira-Cruz (UFSM).
Defesa de projeto de qualificação de tese
Doutoranda: Alice Bianchini Pavanello
Orientadora: Profa. Dra Márcia Franz Amaral
Título: O discurso das mulheres atingidas pelo acontecimento do desastre da Samarco no jornal A Sirene
Quando: 23/11/2022, 14h. Solicite o link pelo email: alicebpavanello@gmail.com
Banca:
Profa. Dra. Terezinha Silva (UFSC)
Profa. Dra. Hila Rodrigues (UFOP)
Prof. Dr. Márcio Simeone (UFMG)
Profa. Dra. Milena de Oliveira-Cruz (UFSM)