Com abertura e mediação realizada pela professora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFSM (POSCOM) Liliane Dutra Brignol, ocorreu, na última terça-feira (08), a palestra “A literacia da informação no contexto de pesquisa universitária”, apresentada por Celestino Joanguete, professor visitante vindo de Moçambique, que atua desde setembro no Programa.
Inicialmente, o espaço contou com a apresentação do tema a ser debatido, realizada pela coordenadora Liliane, que trouxe também um resumo acerca da atuação de Joanguete enquanto professor e pesquisador. Nesse momento, a professora enfatizou a importância das relações entre universidades, centros de ensino e a oportunidade de receber professores de outras instituições. “Receber professores visitantes fortalece nossas atividades de internacionalização e corrobora a ideia de estreitar laços e constituir redes de pesquisa com outras universidades”, afirmou.
Em relação aos eixos debatidos durante o espaço, foram abordadas perspectivas acerca da democratização do conhecimento, com debate sobre ciência aberta e partilha colaborativa da ciência. Além disso, Joanguete convidou os presentes a se atentarem a dados referentes à produção científica mundial e sobre investimento em pesquisa, com rankings e dados acerca dos países que mais produzem e investem em pesquisa.
Outra discussão apontada pelo professor e pesquisador durante a conversa, foi a respeito da grande quantidade de dados disponíveis no atual momento, o que trouxe para o debate o conceito de “big data” e a noção de “infotoxicação”. Ao final da palestra, que durou cerca de uma hora, Joanguete expôs uma discussão acerca das formas de gerenciamento de informação, partindo da pergunta “Como lidar com a informação em tempos de Big Data?”. Nesse momento, o professor também apresentou sites e aplicativos que contribuem para a mineração e gestão da informação científica. Após a conclusão da fala, foi aberto espaço para perguntas e comentários.
De acordo com Joanguete, a escolha da temática da palestra se deu a partir da atualidade do tema sobre mineração da informação e literacia da informação. Sobre a realização da palestra junto à 37ª JAI, o professor afirmou ser o primeiro evento acadêmico que participa junto à UFSM. “Foi uma experiência muito boa falar para um público muito diversificado de graduação, de pós-graduação, todos juntos” comentou o professor quando questionado sobre suas impressões a respeito do espaço.
A palestra, promovida pelo POSCOM, fez parte da programação de eventos satélites da 37ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM (JAI) e contou com cerca de 40 ouvintes, que preencheram os assentos do auditório CRS – INPE, localizado junto ao prédio 08 da UFSM. Entre os presentes, além de estudantes da graduação e pós-graduação em Comunicação, prestigiaram o evento professores e estudantes de outras áreas do conhecimento e vindos de instituições de ensino vizinhas, como a Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
O que é literacia da informação?
No contexto da sociedade globalizada, cada vez mais informações circulam na internet. Essa densidade de conteúdos dificulta a busca por fontes confiáveis e relevantes. O processo de identificar, avaliar, selecionar, localizar e aceder às informações capazes de darem resposta às necessidades específicas está cada vez mais complexo. A literacia da informação se refere às competências de minerar, adquirir e compreender a informação em diferentes suportes com eficácia para resolver problemas ou questões apresentadas a partir dessas múltiplas fontes.
O conceito aplicado às pesquisas universitárias busca refletir sobre a necessidade que pesquisadores têm de saber manusear as múltiplas ferramentas digitais do Google e desafios de minerar informações de cunho científico na era do amplo acesso tecnológico e digital – principalmente em repositórios e bibliotecas virtuais.
Texto Amanda Xavier e Paula Appolinario
Fotos: Thiago Trindade e Kassiele dos Santos
(Poscom UFSM)