O Intercom é considerado o maior Congresso de Comunicação da América Latina e este ano a edição nacional teve como tema “Intercom 40 anos: Comunicação, memórias e historicidades. Além de apresentações de artigos, palestras, oficinas e muito mais, o evento quer refletir o passado, o presente e o futuro da comunicação.
Entre os dias 3 e 8 de setembro, as atividades foram realizadas em Curitiba, no Paraná, e se concentraram na Universidade Positivo. O evento reuniu quase 4 mil pesquisadores e estudantes de Comunicação Social e o Grupo de Pesquisa Consumo e Culturas Digitais esteve presente. A aluna de mestrado do Programa de Pós-graduação em Comunicação (POSCOM) Alice Pavanello apresentou o trabalho “Comunicação na periferia: um estudo exploratório das manifestações populares nas plataformas digitais por comunidades em busca de visibilidade” no Grupo de Trabalho Comunicação e Cidadania e a estudante de graduação do curso de Relações Públicas e bolsista de iniciação científica Jozene Noal apresentou o trabalho “YouTube como fonte de conhecimento: análise sobre como o YouTube auxilia na construção da vida profissional e na desintermediação das práticas em grupos de camada popular” apresentado no Intercom Júnior de Comunicação Multimídia, trabalho orientado pela Profa. Dra Sandra Rúbia. O ex-integrante do Grupo e estudante de Jornalismo Pablo Furlanetto apresentou trabalho intitulado “Comunicação Inclusiva: Desenvolvendo Acessibilidade dentro da rotina de produção de uma revista laboratório”