Coordenado e organizado pela professora doutora Nilda Jacks (UFRGS), o livro “Meios e Audiências 2” será lançado durante a programação da II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção. O ato será realizado no dia 17 de julho, às 11h, no auditório do prédio 74C, do campus da Universidade Federal de Santa Maria.
Com prefácio de Mauro Wilton Sousa (USP), a obra reúne nove artigos que conduzem uma análise dos estudos de recepção e consumo cultural desenvolvidos no âmbito da pós-graduação em comunicação no Brasil no período entre 2000 e 2009. Editado pela Sulina, o livro dá continuidade à análise realizada sobre a década de 90, publicada pela mesma editora em 2008. Além de apresentar o estado da questão, o texto propõe uma agenda de pesquisa a ser desenvolvida na área.
Confira abaixo o sumário e autores que compõem o livro:
- RECEPÇÃO TELEVISIVA, (ainda) a mais estudada – Nilda Jacks
- RECEPTORES NA INTERNET: Novos desafios no contexto de trânsito das audiências – Mônica Pieniz e Laura Hastenpflug Wottrich
- ESTUDOS DE RECEPÇÃO RADIOFÔNICA: Culturas locais em foco – Anna Paula Knewitz
- RECEPÇÃO DE TELENOVELA: A identidade em questão – Lourdes Ana Pereira Silva
- RECEPÇÃO DOS CONTEÚDOS JORNALÍSTICOS: Gênese e lacunas – Valquíria Michela John
- ASCENÇÃO DOS ESTUDOS DE RECEPÇÃO DA PUBLICIDADE: contribuições nas abordagens comportamental, sociocultural e sociodiscursiva – Elisa Reinhardt Piedras
- SERÁ QUE O JOVEM SÓ VÊ TV? A juventude nas pesquisas de recepção – Daniela Schmitz
- MULHERES, IDENTIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE: Olhares a partir do recorte por sexo – Valquíria Michela John com Felipe da Costa
- QUEM PRECISA DE IDENTIDADE? Os estudos de recepção? – Laura Hastenpflug Wottrich