Em tempos de comunicação pela internet é quase impossível encontrar alguma pessoa que esteja fora da rede mundial de computadores, o resultado do desejo em estar conectado é o aumento do consumo de mídia. Segundo dados do Ibope, em 2013, 60% da população brasileira com idade entre 25 e 34 anos acessou a internet com frequência. É justamente sobre o consumo de mídias entre os jovens brasileiros que a pesquisadora Nilda Jacks, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), falará no dia 18 de julho, durante a mesa “Estudos de recepção, jovens e consumo”, que integra a programação da II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção.
Para a mesa de debates Nilda Jacks preparou o painel “Jovem e consumo midiático em tempos de convergência”, no qual serão abordados os resultados de pesquisas desenvolvidas com seus alunos na UFRGS, com destaque para “Circulação e consumo de telenovela: produção crossmídia e recepção transmidiática” e “Jovem e consumo midiático em tempos de convergência”. A pesquisadora é mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (PUC/SP), com pós-doutorado em Comunicação na University of Copenhagen e na Universidad Nacional da Colombia. Na UFRGS trabalha com teoria da recepção, da comunicação, identidade cultural, metodologia e recepção.
Quem também vai fazer parte da mesa de debates juntamente com Nilda Jacks é a professora doutora Rose de Melo Rocha, da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM/SP), que vai falar sobre “Narrativas juvenis: jovens como sujeitos de discurso e de ação”. A pesquisadora é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM/SP, possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), pós-doutorado em Ciências Sociais/Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atualmente pesquisa as relações entre consumo e cena midiática, sob dois enfoques prioritários: as culturas juvenis brasileiras e as políticas de visibilidade contemporâneas.
A mesa “Estudos de recepção, jovens e consumo” será realizada na manhã do dia 18 de julho, a partir das 10h30min, no Auditório do prédio 74-C, do Campus da UFSM.
Texto: Laura Roratto Foletto e Jonária França da Silva