O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica tem a seguinte estrutura: Colegiado, Coordenação, Secretaria de Apoio Administrativo, Secretaria de Apoio Administrativo, Comissão de Bolsas, Comissão de Autoavaliação e Comitês de Orientação Acadêmica.
Todo discente deverá ter um orientador desde o primeiro semestre de ingresso, podendo também solicitar um coorientador. O desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos se dará por meio de atividades em disciplinas e atividades de pesquisa, ensino e extensão conforme o Plano de Estudos e na forma que estabelece o Regimento Geral da Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. É responsabilidade do discente a abertura, on-line e antes do término do primeiro semestre de ingresso, do Plano de Estudo, bem como eventuais atualizações.
O curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica terá a duração mínima de 12 (doze) e máxima de 24 (vinte e quatro meses). Para discentes do Mestrado Acadêmico que não tenham sido bolsistas, ou que tenham sido bolsistas durante algum período do curso, por solicitação justificada do Professor Orientador, o curso poderá ser prorrogado pelo prazo máximo de até seis meses, mediante aprovação do Colegiado. O discente deverá cursar, no mínimo, 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica recebe, anualmente, quotas institucionais de bolsas de estudo concedidas pelas agências financiadoras, como CAPES ou CNPq. A disponibilidade de Bolsa será preenchida por meio de uma seleção, normatizada através de um edital específico com previsão de divulgação no início do primeiro semestre no ano corrente. Mais informações sobre edital de bolsas aqui.
Os discentes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica deverão comprovar suficiência em uma língua estrangeira, nos idiomas ofertados pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFSM. O discente que se encontrar na fase de elaboração de Dissertação deverá matricular-se regularmente, todo semestre em Elaboração de Dissertação ou Tese (EDT).
Conforme o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, em consonância com o Regimento Geral de Pós-Graduação Strictu Sensu e Latu Sensu da Universidade Federal de Santa Maria, será atribuído o título de MESTRE EM ENGENHARIA MECÂNICA na respectiva área de concentração, ao discente que:
I – demonstrar capacidade de leitura e compreensão de 1 (uma) língua estrangeira (Art. 48);
II – concluir vinte e quatro (24) créditos em disciplinas (Art. 53);
III – cumprir com os requisitos formais exigidos pelo Programa e pela UFSM (Art. 91);
IV – obter aprovação na Prova de Defesa da Dissertação (Art. 101).
Conforme Art. 91: o discente também deverá entregar cópia de, pelo menos, um trabalho ou artigo científico publicado, nas normas do congresso ou periódico de interesse na área de concentração/linha de pesquisa do discente.