HISTÓRICO E EVOLUÇÃO
O curso de mestrado em Física iniciou suas atividades no ano de 1994. Nesta época, o curso contava com um grande número de professores e formava um pequeno número de alunos/ano. A imposição de critérios de produção, seguindo as tendências nacionais da área, fizeram com que o número efetivo de docentes no curso fosse reduzido, sem perda de qualidade e de continuidade dos trabalhos.
O ingresso de novos doutores, através de contratações, e o aperfeiçoamento e formação de professores do quadro, num esforço conjunto dos curso e departamento de física, fizeram com que, ao longo dos anos, o número de professores do quadro fosse aumentando progressivamente.
O curso de doutorado teve início em Agosto de 1999. Todos formandos encontraram posições permanentes ou temporárias em universidades e institutos de pesquisa com bom conceito nacional e/ou internacional, o que atesta a qualidade do trabalho produzido pelo programa.
Desde a criação do doutoramento, a qualidade e o aumento do número médio de publicações/ano/docente têm sido preocupações constantes do Colegiado do programa. O Colegiado tem procurado agir no sentido de enriquecer o ambiente acadêmico no programa, proporcionar discussões científicas de maior profundidade, incentivar a apresentação de seminários e colóquios de pesquisadores internos e externos ao programa e patrocinar, dentro dos recursos disponíveis, a participação de nossos docentes e acadêmicos em congressos, workshops e simpósios nacionais e internacionais.
Abaixo são apresentados alguns indicadores do programa, que demonstram a evolução do mesmo com o passar do tempo.
Docentes por ano |
Número de artigos por faixa de fator de impacto (Referências: PRL e PRE) |
Artigos de Docentes Permanentes por estrato Qualis
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Produção bibliográfica dos Docentes Permanentes |
Número de artigos de Docentes Permanentes com participação de discentes
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Comparação do número de artigos qualis A1-A4 por Docente Permanentes no período de 2021-2023, com valores de referência |
Discentes matriculados
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Titulados
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AUTOAVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO
O planejamento e a avaliação contínua do Programa de Pós-Graduação em Física é coordenada pelo Grupo de Trabalho de Autoavaliação e Planejamento do Programa (GTAP), que trabalha em estreita colaboração com o Colegiado, docentes e discentes. Os relatórios do GTAP são apresentados e discutidos com o colegiado e comunidade acadêmica e disponibilizados na página do programa. O processo de planejamento estratégico envolve a cooperação ativa das Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e de Planejamento (PROPLAN) e está alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSM.
Também são realizadas assembleias gerais do Programa para a apresentação e discussão de índices do programa, com o objetivo de ouvir a comunidade acadêmica e levantar pontos fortes e fracos do programa. A interação entre os docentes e discentes do programa ocorre naturalmente, o que resulta em um bom conhecimento das características e capacidades do programa pela comunidade.
O GTAP é composto por um docentes de cada linha de pesquisa do Programa, dois discentes, um egresso e um membro consultor de outro PPG da UFSM. O primeiro GTAP do PPGFIS foi criado em 2019. Desde a sua criação mantém reuniões aproximadamente bimestrais com o objetivo de avaliar e identificar os pontos fracos, bem como sugerir ao Colegiado do curso ações que podem ser realizadas a fim de corrigir e/ou atenuar seu impacto no Programa. Cabe ressaltar que o planejamento do Programa de Pós-Graduação em Física está em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2026 da UFSM.
O último relatório do GTAP está disponível aqui.