A estratégia de autoavaliação que vem sendo utilizada pelo PPG Farmacologia é a avaliação permanente, orientada às questões e problemas identificados pela comunidade do Programa. Acreditamos que esta abordagem está em linha com nosso planejamento estratégico e com a política institucional estabelecida pela da UFSM por meio da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (COPLAI) da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), em conjunto com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP). As orientações da COPLAI/UFSM foram embasadas nas sugestões atuais da CAPES, nos pressupostos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Plano de Metas Institucionais da UFSM. Esse processo institucional tem sido facilitado pela ocorrência anual do “Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação”, o qual fomenta a construção do processo e disponibiliza material de apoio para a continuidade do processo no âmbito de cada programa.
Assim como o planejamento estratégico, os processos de autoavaliação do PPG Farmacologia têm sido gerenciados pelo Colegiado do Programa, o qual entendemos ser o melhor fórum para preparação e acompanhamento do planejamento estratégico, desde que é composto pelos coordenadores, por 1 membro titular e 1 membro suplente de cada uma das três linhas de pesquisa do PPG, e por 1 representante dos discentes de mestrado e 1 representante dos discentes de doutorado com seus respectivos suplentes, todos eleitos por seus pares em votação conduzida por comissão eleitoral específica. Nesse contexto, a metodologia para o desenvolvimento do planejamento estratégico do PPG Farmacologia foi baseada nos seguintes pontos:
1) Análise dos dados coletados com formulários Google anônimos enviados anualmente para docentes, discentes e egressos.
2) Discussões em Colegiado sobre os pareceres constantes na ficha de avaliação do quadriênio anterior.
3) Acompanhamento pela coordenação de diversos indicadores de engajamento com o programa, produtividade e qualidade acadêmica.
4) Discussões em assembleias plenárias e conversas oportunas com docentes e discentes do programa.