IDEIA – EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (IDEIA)
Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade
Contato:
luiz.neto@ufsm.br +55 (55) 3220-8197 Prédio:16 Sala:3360 – Centro de EducaçãoApresentação
IDEIA – EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Líder/Leader: Prof. Dr/PhD. Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto (Bolsista Produtividade PQ-2) – CNPq Research Fellow
ORCID Scholar Google Research Gate
Histórico
O Grupo IDEIA nasce em 2011 como Grupo Interinstitucional Desempenho Escolar e Inclusão Acadêmica, em uma parceria interinstitucional entre as Universidades Federal de Sergipe (UFS), Federal de Santa Maria (UFSM), Federal de São Paulo (UNIFESP-Diadema), Federal do Mato Grosso (UFMT) e a Universidade de São Paulo (USP).
Entre 2011 e 2015 trabalhamos colaborativamente no projeto DESEMPENHO ESCOLAR INCLUSIVO NA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR, sob coordenação da Profa. Alice Alexandre Pagan (UFS) aprovado no EDITAL No 38/2010/CAPES/INEP – OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO (financiamento de U$900 mil*).
Dentre os objetivos do projeto, estudamos a estimativa da influência dos distúrbios de aprendizagem nos índices de desempenho escolar em Língua Portuguesa, Matemática e Iniciação às Ciências; as relações entre o desempenho escolar em Língua, Matemática e Iniciação às Ciências; a influência da tecnologia dos meios de testagem no resultado final de testes de desempenho em Língua, Matemática e Iniciação às Ciências, e desenvolvemos materiais formativos e instrucionais que contemplam o enfrentamento das dificuldades de aprendizagem. A produção acadêmica desse período está disponível aqui.
Em 2019 o grupo passa a se chamar IDEIA – EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS dedicando-se a desenvolver pesquisas e ações de extensão na área de Ensino/Educação em Ciências, dentro dos grandes temas: politicas públicas de currículo, formação de professores e avaliações (institucionais, de larga escala, externas) e divulgação científica.
Em 2019 é aprovado, no âmbito da Chamada MCTIC/CNPq nº 05/2019 Programa Ciência na Escola: o Ensino de Ciências na Educação Básica (Linha 2 – Ações de intervenção em escolas de educação básica com foco em ensino de ciências), o projeto ENSINO DE CIÊNCIAS ALIADO À STEM EDUCATION E AO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA OS ALUNOS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SÃO VICENTE DO SUL/RS (financiamento de ~U$13,5 mil*). Em parceria com o Instituto Federal Farroupilha – São Vicente do Sul (IFFar – SVS) e com os professores Dra. Eliziane da Silva Dávila e Dr. Daniel Morin Ocampo, o projeto analisou, entre 2019 e 2022, a viabilidade do ensino STEM no contexto das escolas públicas de São Vicente do Sul/RS por meio do desenvolvimento de atividades experimentais com os estudantes da educação básica , bem como sob a ótica dos professores em exercício e em formação no IFFar. Surge o GEMS – Grupo de Estudos do Movimento STEM.
Em 2020 o grupo cria o Toda Cidade Ensina. O projeto (aprovado nos editais PROLICEN 2020, FIEX 2021, FIEX 2022 e RedeBásica da UFSM), visa unir o ensino remoto de ciências da natureza e a alfabetização científica, por meio da produção de recursos audiovisuais. São vídeos adequados às habilidades propostas pelos currículos vigentes (BNCC/ RCG/DOC-SM) que fazem parte da programação da TV Câmara de Santa Maria. Além dos vídeos, são produzidas postagens para redes sociais (@todacidadeensina) e materiais de apoio para o professor. Uma equipe multidisciplinar formada para a construção de um acervo de recursos educacionais digitais (vídeos e materiais complementares) estabelece uma referência institucional de alfabetização científico-tecnológica e popularização da ciência.
Em 2021, com a aprovação de proposta de projeto no Edital FAPERGS SEBRAE/RS 03/2021 – Programa de apoio a projetos de pesquisa e de inovação na área de Educação Básica -PROEdu, iniciamos a investigação dos interesses de jovens gaúchos em Ciência e Tecnologia e os efeitos da pandemia em suas opções profissionais (Projeto no. 21/2551-0001495-4) (financiamento de ~U$8 mil*). Desenvolvemos e aplicamos um questionário (chamado ROSES-RS) em uma amostra de 2 mil jovens gaúchos da faixa dos 15 anos, de todos os cantos do estado, para conhecer seus interesses em ciências e tecnologia, entender suas expectativas e desejos profissionais bem como os efeitos nas opções em relação aos itinerários formativos do ensino médio. Os primeiros resultados serão divulgados em um livro a ser lançado em evento em maio de 2023. Mais informações em projetoroses@ufsm.br.
Conheça parte dos nossos resultados em https://www.youtube.com/watch?v=BEYsfKAUN-E
IDEIA – EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS @ideiaufsm |
projetoroses@ufsm.br |
@todacidadeensina |
* valores aproximados, em dólar, sem atualização, na cotação da data de assinatura do Termo de Outorga.