Procedimento para abertura de Docência Orientada:
Proceder a leitura das orientações constantes na página da PRPGP:
https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prpgp/servicos/processo-de-docencia-orientada-estagio-de-docencia
Modelo do Plano de Docência Orientada a ser anexado no Portal e assinado eletronicamente pelo discente, professor orientador e professor da disciplina.
Procedimentos para abertura de solicitação de banca:
Para abertura de processos, quer qualificação ou defesa, tanto de mestrado quanto doutorado, deve-se utilizar do formulário próprio (Nos Anexos abaixo), com o formulário devidamente preenchido, encaminhar o pedido por e-mail para : ppgeducacaoemciencias@ufsm.br colocando no campo Assunto: “Consulta ao Colegiado para aprovação de banca”, anexando além do formulário os seguintes documentos:
- Qualificação de Mestrado: formulário próprio e histórico escolar onde pode-se constatar ter cursado 75% dos créditos (13,5 créditos). Processo deve ser aberto pelo PEN-SIE.
- Defesa de Mestrado: formulário próprio, histórico (com 18 créditos concluídos e suficiência em língua inglesa), 1 Artigo publicado/submetido*. O processo deve ser aberto no Portal Estudantil.
- Qualificação de Doutorado: formulário próprio e histórico escolar onde pode-se constatar ter cursado 75% dos créditos (27 créditos). O processo deve ser aberto no Portal Estudantil.
- Defesa de Doutorado: formulário próprio, histórico (com 36 créditos concluídos e suficiência em língua inglesa e mais uma outra estrangeira), 2 Artigos 1 já publicado e outro publicado/submetido*. O processo deve ser aberto no Portal Estudantil.
Após receber por e-mail a aprovação do Colegiado, deverá abrir o processo via Portal Estudantil, para isso seguir o tutorial:
Tutorial: Qualificação de DOUTORADO Via Portal Estudantil
TUTORIAL – QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO
- * Considerando a publicação do novo Qualis pela CAPES (2017-2020), foram alteradas pelo Colegiado as normas para solicitação de homologação de banca de defesa de mestrado e de doutorado. Para homologação de banca de Mestrado: será exigido comprovante de submissão de artigo em revista Qualis A1, A2, A3 ou A4, para os alunos ingressantes a partir do ano de 2024. Para homologação de banca de Doutorado: serão exigidos um comprovante de submissão e um comprovante de aceite de artigos em revista Qualis A1, A2, A3 ou A4, para os alunos ingressantes a partir do ano de 2023. Permanece a exigência de que as revistas sejam da Área de Ensino. Para os alunos de mestrado ingressantes até o ano de 2023 e para os alunos de doutorado ingressantes até o ano de 2022 permanece válida a regra anterior: revista com Qualis B2 ou superior, conforme Qualis da CAPES 2013-2016.
Procedimentos para a entrega final da dissertação ou tese:
De acordo com o estabelecido no Memorando Circular N. 04/2022 – PRPGP e definido pelo Colegiado do PPG em Educação em Ciências, deverão ser obedecidas as seguintes orientações para o encaminhamento da versão final da dissertação ou tese e demais documentos complementares no prazo máximo de 60 dias após a data da banca:
- Ato da entrega da versão final da dissertação ou tese – via processo eletrônico – tutorial;
- Documentos complementares (a serem anexados em pdf no mesmo processo eletrônico de entrega da dissertação ou tese):
- Formulário de entrega final
- Autorização para disponibilização on-line de Dissertação/Tese;
- Artigos publicados com a ficha Qualis (Print);
Procedimento para Solicitação de Prorrogação de Prazo:
O(a) aluno(a) poderá solicitar a prorrogação de prazo para efetuar a Qualificação de Mestrado ou Doutorado. O prazo máximo de prorrogação será de (06) seis meses.
Para solicitar a prorrogação do prazo para a qualificação, o discente deverá preencher o formulário de Requerimento de Prorrogação do Prazo de Defesa, anexando a documentação exigida (formato PDF legível) e efetuar o envio via PEN-SIE da UFSM. Veja a seguir.
Documentação obrigatória:
» Requerimento de Prorrogação do Prazo de Defesa Stricto Sensu (preenchido e assinado via PEN);
» Relatório da pesquisa de dissertação/tese: com situação atual e o que ainda deve ser feito;
» Cronograma de atividades (referente ao prazo solicitado), assinado pelo orientador(a)
Para requerer a prorrogação de prazo para a defesa o aluno deverá efetuar os passos a seguir:
1 – Conversar com seu/sua orientador(a) sobre a prorrogação, providenciar a documentação acima, e;
2 – Acessar sua Caixa Postal no Portal Estudantil > Menu Novo > Processo> seleciona o PEN com tipo documental “Processo de prorrogação de prazo do exame de qualificação (134.323)“;
3 – Anexar a documentação obrigatória (formato de arquivo PDF, legível);
4 – Tramitar o PEN ao seu/sua orientador(a);
5 – O(a) orientador(a), aprova o prazo e assina o requerimento, e tramita o processo PEN ao curso;
6 – A secretaria do curso recebe na caixa postal, confere a documentação, caso necessário, retorna ao aluno(a) para correção;
7 – O colegiado irá analisar a solicitação em reunião, deferir ou indeferir, constando a decisão em ata de reunião;
8 – A secretaria do curso comunicará o(a) aluno(a), por e-mail, da decisão do Colegiado;
9 – A ata da reunião do Colegiado com a decisão à solicitação será anexada ao processo PEN até ocorrer a defesa, após será arquivado.
Durante o período de prorrogação em que o(a) aluno(a) não esteja cursando disciplinas, deverá estar matriculado em EDD001, assim, mantendo o vínculo com o curso.
Atenção: O discente poderá acompanhar a situação da sua solicitação com o nº do processo PEN gerado no Portal Documentos ou em sua Caixa Postal no Portal Estudantil no menu lateral, Interessado.
*Tutorial para abertura de processo eletrônico de dispensa/aproveitamento de disciplinas e teste de suficiência em LE – clique.
Anexos
- Formulários Gerais
- Solicitação de Ajuda de Custo (arquivo pdf, 65 KB)
- Ofertas de Disciplinas (arquivo docx, 10 KB)
- Solicitação de matrícula extracurricular (em outro curso de graduação ou pós graduação) – veja datas no Calendário acadêmico; precisa assinatura do Coordenador do PPG; aluno leva para Coordenação responsável pela discisplina. (arquivo doc, 83 KB)
- Formulário para Aproveitamento de disciplinas (não são dispensadas as disciplinas externas ao programa, só aproveitadas até o limite de crédito do nível solicitado) (arquivo pdf, 82 KB)
- Solicitação de aprovação de coorientação (documento a ser encaminhado ao Colegiado do PPG) (arquivo pdf, 91 KB)
- Relatório Anual de Bolsistas (arquivo pdf, 56 KB)
- Requerimento de suficiência em língua estrangeira
- Bancas
- Formulário de Parecer Avaliativo para Membros Externos de Bancas Examinadoras (Qualificação, Dissertação, Tese) (arquivo odt, 25 KB)
- Homologação de Comissão Examinadora – Qualificação Mestrado (arquivo doc, 86 KB)
- Homologação de Comissão Examinadora – Defesa Mestrado (arquivo doc, 86 KB)
- Homologação de Comissão Examinadora (Qualificação e Defesa) – Doutorado (arquivo doc, 88 KB)
- Memorando PRPGP sobre Encaminhamento de Atas de defesa (videoconferencia ou pareer) (arquivo pdf, 2 MB)
- Participação por Video Confererência ou parecer (arquivo pdf, 534 KB)
- Membros da banca que participaram por videoconferencia ou parecer (arquivo pdf, 1 MB)
- Bolsas de Estudo
- Programa de Demanda Social CAPES – características do auxílio http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/ds-e-proap
- Fomulário de Cadastramento de Bolsista – CAPES DS (arquivo xlt, 121 KB)
- Termo de Compromisso – TERMO ATUALIZADO EM 25/02/2019 – (não alterar teor do documento, apenas preeencher dados do bolsista)- CAPES DS (arquivo pdf, 14 KB)
- Portaria 76 de 14/04/2010 – Novo Regulamento CAPES DS (arquivo pdf, 52 KB)
- Portaria 52 e Regulamento da Demanda Social (arquivo pdf, 25 KB)
- Portaria conjunta CAPES/CNPq N o 01, de 15/07/2010 (arquivo pdf, 142 KB)
- Esclarecimentos das condições nas quais o acumulo de bolsas no Programa DS é permitido (arquivo pdf, 479 KB)
- Apresentação CAPES sobre condições para concessão (arquivo pdf, 373 KB)