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Discente/Consultas

Procedimento para abertura de Docência Orientada:

Proceder a leitura das orientações constantes na página da PRPGP:

https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prpgp/servicos/processo-de-docencia-orientada-estagio-de-docencia

Modelo do Plano de Docência Orientada a ser anexado no Portal e assinado eletronicamente pelo discente, professor orientador e professor da disciplina.

Procedimentos para abertura de solicitação de banca:

Para abertura de processos, quer qualificação ou defesa, tanto de mestrado quanto doutorado, deve-se utilizar do formulário próprio (Nos Anexos abaixo), com o formulário devidamente preenchido, encaminhar o pedido por e-mail para : ppgeducacaoemciencias@ufsm.br colocando no campo Assunto: “Consulta ao Colegiado para aprovação de banca”, anexando além do formulário os seguintes documentos:

  • Qualificação de Mestrado: formulário próprio e histórico escolar onde pode-se constatar ter cursado 75% dos créditos (13,5 créditos). Processo deve ser aberto pelo PEN-SIE.
  • Defesa de Mestrado: formulário próprio, histórico (com 18 créditos concluídos e suficiência em língua inglesa),  1 Artigo publicado/submetido*. O processo deve ser aberto no Portal Estudantil.
  • Qualificação de Doutorado: formulário próprio e histórico escolar onde pode-se constatar ter cursado 75% dos créditos (27 créditos). O processo deve ser aberto no Portal Estudantil.
  • Defesa de Doutorado: formulário próprio, histórico (com 36 créditos concluídos e suficiência em língua inglesa e mais uma outra estrangeira), 2 Artigos 1 já publicado e outro publicado/submetido*. O processo deve ser aberto no Portal Estudantil.

Após receber por e-mail a aprovação do Colegiado, deverá abrir o processo via Portal Estudantil, para isso seguir o tutorial:

Tutorial: Qualificação de DOUTORADO Via Portal Estudantil

TUTORIAL – QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO 

  1. * Considerando a publicação do novo Qualis pela CAPES (2017-2020), foram alteradas pelo Colegiado as normas para solicitação de homologação de banca de defesa de mestrado e de doutorado. Para homologação de banca de Mestrado: será exigido comprovante de submissão de artigo em revista Qualis A1, A2, A3 ou A4, para os alunos ingressantes a partir do ano de 2024. Para homologação de banca de Doutorado: serão exigidos um comprovante de submissão e um comprovante de aceite de artigos em revista Qualis A1, A2, A3 ou A4, para os alunos ingressantes a partir do ano de 2023. Permanece a exigência de que as revistas sejam da Área de Ensino. Para os alunos de mestrado ingressantes até o ano de 2023 e para os alunos de doutorado ingressantes até o ano de 2022 permanece válida a regra anterior: revista com Qualis B2 ou superior, conforme Qualis da CAPES 2013-2016.

Procedimentos para a entrega final da dissertação ou tese:

De acordo com o estabelecido no Memorando Circular N. 04/2022 – PRPGP e definido pelo Colegiado do PPG em Educação em Ciências, deverão ser obedecidas as seguintes orientações para o encaminhamento da versão final da dissertação ou tese e demais documentos complementares no prazo máximo de 60 dias após a data da banca:

  1. Ato da entrega da versão final da dissertação ou tese – via processo eletrônico – tutorial;
  2. Documentos complementares (a serem anexados em pdf no mesmo processo eletrônico de entrega da dissertação ou tese):
    1. Formulário de entrega final
    2. Autorização para disponibilização on-line de Dissertação/Tese;
    3. Artigos publicados com a ficha Qualis (Print);

 

Procedimento para Solicitação de Prorrogação de Prazo:

O(a) aluno(a) poderá solicitar a prorrogação de prazo para efetuar a Qualificação de Mestrado ou Doutorado. O prazo máximo de prorrogação será de (06) seis meses.

Para solicitar a prorrogação do prazo para a qualificação, o discente deverá preencher o formulário de Requerimento de Prorrogação do Prazo de Defesa, anexando a documentação exigida (formato PDF legível) e efetuar o envio via PEN-SIE da UFSM. Veja a seguir.

Documentação obrigatória:
» 
Requerimento de Prorrogação do Prazo de Defesa Stricto Sensu (preenchido e assinado via PEN);
» Relatório da pesquisa de dissertação/tese: com situação atual e o que ainda deve ser feito;
» Cronograma de atividades (referente ao prazo solicitado), assinado pelo orientador(a)

Para requerer a prorrogação de prazo para a defesa o aluno deverá efetuar os passos a seguir:

1 – Conversar com seu/sua orientador(a) sobre a prorrogação, providenciar a documentação acima, e;
2 – Acessar sua Caixa Postal no Portal Estudantil > Menu Novo > Processo> seleciona o PEN com tipo documental “Processo de prorrogação de prazo do exame de qualificação (134.323)“;
– Anexar a documentação obrigatória (formato de arquivo PDF, legível);
4 – Tramitar o PEN ao seu/sua orientador(a);
5 – O(a) orientador(a), aprova o prazo e assina o requerimento, e tramita o processo PEN ao curso;
– A secretaria do curso recebe na caixa postal, confere a documentação, caso necessário, retorna ao aluno(a) para correção;
7 – O colegiado irá analisar a solicitação em reunião, deferir ou indeferir, constando a decisão em ata de reunião;
– A secretaria do curso comunicará o(a) aluno(a), por e-mail, da decisão do Colegiado;
– A ata da reunião do Colegiado com a decisão à solicitação será anexada ao processo PEN até ocorrer a defesa, após será arquivado.

Durante o período de prorrogação em que o(a) aluno(a) não esteja cursando disciplinas, deverá estar matriculado em EDD001, assim, mantendo o vínculo com o curso.

Atenção: O discente poderá acompanhar a situação da sua solicitação com o nº do processo PEN gerado no  Portal Documentos  ou em sua Caixa Postal no Portal Estudantil no menu lateral, Interessado.

*Tutorial para abertura de processo eletrônico de dispensa/aproveitamento de disciplinas e teste de suficiência em LEclique.

 

Anexos