Centro de Educação, prédio 16 - Santa Maria
15/01/2016 00:00 - 17/06/2016 00:00
Notícias do Evento seminariopoliticasegestao
Descrição
O IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, programados para acontecer no período de 15 a 17 de junho de 2016, configuram-se como eventos integrados acerca do tema geral “organismos multilaterais e políticas públicas educacionais”.
Os eventos são destinados ao público constituído por estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e técnicos da educação básica e superior, bem como demais interessados na temática.
Ambos eventos convergem na construção do debate teórico-prático que realizam alguns investigadores acerca da compreensão e fortalecimento das pesquisas nesse campo do conhecimento. Destaca-se que tais discussões podem vir a contribuir para fortalecer o campo da investigação em políticas educacionais, assim como contribuir para que o público alvo [re]construa, [re]signifique e aprofunde seus conhecimentos acerca dos aspectos teóricos e práticos entrelaçados ao cenário educacional nacional e internacional.
O IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, em sua terceira edição, se constitui ação integrada do Projeto do Observatório de Educação (OBEDUC) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), proposto a partir dos estudos do Grupo de Pesquisa Elos/Cnpq e da linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas/LP2. Objetiva-se com o OBEDUC, identificar e analisar os limites e as possibilidades das ações pedagógicas no contexto da gestão educacional, a partir dos impactos, impasses e desafios enfrentados pelos sistemas e respectivas instituições no contexto de implementação e interferência das políticas públicas educacionais nas reformas regionais e locais realizadas a partir do processo de interlocução entre Educação Básica e Superior.
O V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, se constituem ação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), as quais objetivam fomentar a formação continuada dos profissionais da educação através da socialização e produção de conhecimentos pertinentes ao campo da gestão educacional, no que diz respeito a análise político-pedagógica do sistema educacional brasileiro a partir das influências e [re]articulações dos mecanismos e políticas públicas macro e micro educacionais.
Assim sendo, com a realização dos referidos eventos, que se constituem integrados, espera-se a ampliação e fortalecimento da interlocução entre a Educação Básica e a Educação Superior, na perspectiva de potencializar elementos para a [re]construção de conhecimentos subjacentes a temática “organismos multilaterais e políticas públicas educacionais”, no que diz respeito às suas dimensões teórico-práticas, bem como na abertura de novos caminhos e perspectivas para o desenvolvimento de políticas públicas educacionais. Essa integração vai muito além das reflexões que cerceiam os espaços escolar e universitário, implicam, antes de tudo, criar possibilidades de se analisar questões e desafios considerados fundamentais no âmbito das políticas educativas e, consequentemente, da gestão educacional (macro e micro), em face às demandas que a educação enfrenta no contexto da sociedade contemporânea. Compreender significativamente a relação sociedade e educação é ir além do contexto micro educacional, o que sugere uma análise mais profunda de seus elementos constituintes inter-relacionados a aspectos culturais, econômicos, históricos e políticos no cenário mundial.
Objetivo Geral
Promover espaços de discussões acerca das perspectivas dos organismos multilaterais na construção e [re]articulação de políticas públicas educacionais e processos de gestão da educação básica e superior.
Objetivos Específicos
- Refletir acerca de aspectos fundantes das políticas educacionais macro e micro e suas relações com os organismos multilaterais.
- Problematizar as decorrências das políticas públicas nacionais e internacionais nos processos de gestão macro e micro, considerando a produção de programas educacionais e a interlocução entre educação básica e educação superior.
- Aprofundar laços de parceria e cooperação entre Universidades, Redes e Sistemas de Ensino, na perspectiva de intensificar estudos e ações relacionados à produção do conhecimento na educação básica e superior.
Programação
Eixos temáticos
Eixo 1 – Gestão da educação básica e superior
Eixo 2 – Formação de professores
Eixo 3 – Práticas pedagógicas na educação básica e superior
Eixo 4 – Educação e inclusão
Os participantes do evento que tiveram seus trabalhos aprovados para apresentação em pôster, deverão seguir as regras para organização e impressão conforme orientações disponíveis na aba “TRABALHOS”.
Na aba “TRABALHOS > Trabalhos aprovados” encontra-se a relação final dos trabalhos aprovados por data e modalidade de apresentação. Salientamos que houve alterações de horários, datas e local das apresentações em razão de modificações na programação do evento.
JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO (por adesão): A equipe organizadora do Evento tem o prazer de convidá-los para o jantar de confraternização com apresentação da invernada Artística do CTG Sentinela da Querência, com o objetivo de integração dos participantes do evento.
Comissões
Comissão Geral
Profª. Marilene Gabriel Dalla Corte (UFSM) – Coordenadora
Profª. Rosane Carneiro Sarturi (UFSM)
Profª. Débora Teixeira de Mello (UFSM)
Profª. Leandra Boer Possa (UFSM)
Profª. Andrelisa Goulart de Mello (PPGE/UFSM)
Prof. Joacir Marques da Costa (PPGE/OBEDUC/UNIPAMPA)
Profª. Jucemara Antunes (OBEDUC/PPGE/UFSM)
Profª. Mônica Trevisan (OBEDUC/PPGE/UFSM)
Profª. Camila Moresco Pozzebon (OBEDUC/PPGE/UFSM)
Profª. Patrícia dos Santos Zwetsch (OBEDUC/PPGE/UFSM)
Profª. Ticiane Arruda da Silva (OBEDUC/PPGE/UFSM)
Profª. Nicole Zanon Veleda (CEGE/UFSM)
Acadêmica Daiane Lanes (OBEDUC)
Acadêmica Marina Lara Silva dos Santos Teixeira (OBEDUC)
Acadêmica Gabriela Barichello (OBEDUC)
Acadêmico Raphael Giordano (OBEDUC)
Carmen Marli Leite da Silva (TAE/CEGE)
Comissão Científica
Eixo 1: Prof. Dra. Graziela Franceschet Farias (UFSM) e Prof. Ms. Andrelisa Goulart de Mello (PPGE/UFSM)
Eixo 2: Prof. Dra. Ana Carla Powaczuk (UFSM) e Prof. Ms. Mônica de Souza Trevisan (PPGE/UFSM)
Eixo 3: Prof. Dra. Gaziela Escandiel de Lima (UFSM) e Prof. Ms. Jucemara Antunes (PPGE/UFSM)
Eixo 4: Prof. Dra. Leandra Bôer Possa (UFSM) e Prof. Ms. Joacir Marques da Costa (PPGE/UFSM/OBEDUC)
Inscrição
VAGAS: 200
VALORES:
- R$ 60,00 para estudantes;
- R$ 80,00 para profissionais da educação básica;
- R$ 100,00 para profissionais da educação superior.
PERÍODO PARA INSCRIÇÕES:
- Ouvinte: De 21 de março a 13 junho de 2016, enquanto houver vagas.
- Com submissão de trabalhos: De 21 de março a
25 de abril09 de maio/2016 .
ATENÇÃO:
a) Os estudantes e profissionais da educação básica deverão, no ato da inscrição, anexar comprovante de sua situação acadêmica ou profissional.
b) A taxa de pagamento da inscrição não será devolvida, nem remanejada para outra pessoa.
Para fazer a inscrição é preciso realizar as seguintes etapas:
a) INSCRIÇÃO PARA OUVINTE:
1ª etapa: depositar o valor da inscrição de acordo com o período detalhado acima, na Caixa Econômica Federal, em nome da Associação Desportiva da UFSM (ADUFSM), na Agência 1366, operação 003, conta 175-7, Favorecido: Associação Desportiva da Universidade Federal de Santa Maria (Adufsm). ATENÇÃO: solicitar um depósito identificado com o seu CPF e nome completo. Caso não apareça o nome completo neste comprovante de depósito, o mesmo deverá ser escrito manualmente.
2ª etapa: digitalizar o comprovante de depósito da inscrição identificado com o CPF e nome completo, assim como o comprovante de sua situação acadêmica ou profissional em um único arquivo jpeg ou png.
3ª etapa: preencher o formulário de Inscrição disponível no link ao final dessa página, anexando no formulário o arquivo contendo o comprovante digitalizado de depósito na Caixa Econômica Federal e o comprovante de sua situação acadêmica ou profissional.
ATENÇÃO: não serão aceitas as inscrições que não constarem o comprovante de depósito na Caixa Econômica Federal e o comprovante de sua situação acadêmica ou profissional (estudantes e profissionais da educação básica).
b) INSCRIÇÃO COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:
1ª etapa: depositar o valor da inscrição de acordo com o período detalhado acima, na Caixa Econômica Federal, em nome da Associação Desportiva da UFSM (ADUFSM), na Agência 1366, operação 003, conta 175-7, Favorecido: Associação Desportiva da Universidade Federal de Santa Maria (Adufsm). ATENÇÃO: solicitar um depósito identificado com o seu CPF e nome completo. Caso não apareça o nome completo neste comprovante de depósito, o mesmo deverá ser escrito manualmente.
2ª etapa: digitalizar o comprovante de depósito da inscrição identificado com o CPF e nome completo, assim como o comprovante de sua situação acadêmica ou profissional em um único arquivo jpeg ou png.
3ª etapa: preencher o formulário de Inscrição disponível no link ao final dessa página, anexando no formulário o arquivo contendo o comprovante digitalizado de depósito na Caixa Econômica Federal e o comprovante de sua situação acadêmica ou profissional.
4ª etapa: após finalizar a inscrição, o autor que será o apresentador do trabalho deverá submetê-lo ao email do eixo temático de escolha, considerando os prazos estabelecidos pela comissão organizadora. Todos os autores do trabalho deverão estar inscritos no evento.
ATENÇÃO: não serão aceitas as inscrições que não constarem o comprovante de depósito na Caixa Econômica Federal e o comprovante de sua situação acadêmica ou profissional (estudantes e profissionais da educação básica).
Datas importantes
Período para inscrições no evento: De 21 de março a 13 junho de 2016, enquanto houver vagas.
Prazo para submissão do(s) trabalho(s): De 21 de março a 25 de abril 09 de maio/2016. (Para a submissão de trabalhos os autores deverão estar inscritos no evento).
Divulgação de trabalhos aprovados: 2 a 23 de maio 2016 a partir de 23 de maio/2016.
Submissão de trabalhos
**Cada autor poderá submeter no máximo dois trabalhos, ou seja: dois trabalhos completos OU dois resumos OU um trabalho completo e um resumo.
Normas de formatação
Devido aos critérios de publicação definidos pela Comissão Organizadora, em atendimento as normas da ABNT e, também, para o registro de ISBN dos Anais, o(s) autor(es) deverão submeter trabalhos inéditos ao Evento.
Para a submissão dos TEXTOS COMPLETOS as normas de formatação são:
- margem superior e esquerda 3 cm e margem inferior e direita 2 cm;
- título do trabalho em letra maiúscula, centralizado, negritado em fonte Arial tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas, em no máximo três linhas;
- nomes completos dos autores (conforme ficha de inscrição), em fonte Arial tamanho 12, alinhados à direita;
- nota de rodapé correspondente a cada autor, em fonte Arial tamanho 10 e espaço simples, contendo sua formação, instituição, e-mail e indicando o apresentador e o professor orientador (se houver);
- número e nome do eixo temático especificado abaixo do nome dos autores em itálico;
- resumo em bloco único, fonte Arial tamanho 10, espaço simples, sem recuo de parágrafo, entre 250 e 350 palavras (incluindo as palavras-chave), abaixo do resumo devem constar no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave com letra maiúscula inicial e separadas por ponto final;
- o corpo do texto (introdução contendo apresentação do tema, problema e respectivo(s) objetivo(s) da pesquisa, fundamentação teórica, metodologia, análises, considerações finais e referências) em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 com recuo de parágrafo de 1,25 cm;
- texto entre 10 a 15 páginas incluindo o resumo e as referências;
- citações (diretas e indiretas) e referências deverão ser apresentadas conforme normas da MDT da UFSM (2015);
- os títulos primários das seções do trabalho, em negrito, em letra maiúscula e não devem ser numerados;
- os títulos secundários somente em letra maiúscula e não devem ser numerados;
- entre os parágrafos do texto não pode haver linhas em branco, ou seja, sem espaçamento entre parágrafos conforme exemplificado neste modelo de trabalho. Apenas entre uma seção e outra deixar uma linha em branco de espaçamento 1,5 (antes e depois);
- será permitida a utilização de figuras, gráficos e tabelas, desde que identificados de acordo com as normas da MDT da UFSM (2015);
- os trabalhos deverão ser salvos em dois arquivos em versão Word (formato DOC), identificados de acordo com as seguintes orientações:
- Uma versão do trabalho com identificação: constando o título, o nome dos autores e o eixo dentro do arquivo (texto).
O nome deste arquivo deve ser salvo conforme o exemplo 1 abaixo:
Eixo1_NomeCompletodo1ºAutor_CPFdo1ºautor
Exemplo 1: Eixo1_RosadaCosta_45698710109
- Uma versão do trabalho sem identificação: constando apenas o título e o eixo dentro do arquivo, sem o nome dos autores.
O nome deste arquivo deve ser salvo conforme o exemplo 2 abaixo:
Eixo1_ CPFdo1ºautor
Exemplo 2: Eixo1_45698710109
Para a submissão dos RESUMOS as normas de formatação são:
- O resumo deverá ser elaborado em bloco único, em uma lauda.
- A fonte é Arial e tamanho 11.
- Espaço simples entre linhas,sem recuo de parágrafo.
- As margens superior e esquerda – 3 cm, inferior e direita – 2 cm .
- Abaixo do resumo devem constar no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave com letra maiúscula inicial e separadas por ponto final.
- O texto do resumo deverá apresentar a temática norteadora, o objetivo do trabalho, a metodologia utilizada, as principais fontes teóricas que fundamentam o relato de experiência ou a pesquisa, os principais resultados e as conclusões de maneira geral.
- Os resumos deverão ser salvos em dois arquivos em versão Word (formato DOC), identificados de acordo com as orientações abaixo:
- Uma versão do trabalho com identificação: constando o título, o nome dos autores e o eixo dentro do arquivo (texto).
O nome deste arquivo deve ser salvo conforme o exemplo 1 abaixo:
Eixo1_NomeCompletodo1ºAutor_CPFdo1ºautor
Exemplo 1: Eixo1_RosadaCosta_45698710109
- Uma versão do trabalho sem identificação: constando apenas o título e o eixo dentro do arquivo, sem o nome dos autores.
O nome deste arquivo deve ser salvo conforme o exemplo 2 abaixo:
Eixo1_ CPFdo1ºautor
Exemplo 2: Eixo1_45698710109
**Não serão encaminhados trabalhos para avaliação pela Comissão Científica cujos autores não tenham efetuado a inscrição no site do evento e o pagamento da taxa de inscrição (conforme orientações), bem como não tenham considerado as normas de formatação do trabalho.
Normas de envio do(s) trabalho(s)
- O(s) trabalho(s) só poderão ser submetidos ao eixo temático se todos os autores tiverem realizado a sua inscrição no site do evento e respectivo pagamento de inscrição;
- Os arquivos do(s) trabalho(s) deverão ser enviados somente pelo autor apresentador do trabalho, para o endereço de e-mail do eixo temático escolhido;
- Para envio de trabalho(s) será necessário anexar no e-mail dois arquivos: um com identificação dos autores e outro sem identificação dos autores (conforme as normas de formatação item “n”);
Eixo 1 – Gestão da educação básica e superior
E-mail: eixo1seminarioufsm@gmail.com
Eixo 2 – Formação de professores
E-mail: eixo2seminarioufsm@gmail.com
Eixo 3 – Práticas pedagógicas na educação básica e superior
E-mail: eixo3seminarioufsm@gmail.com
Eixo 4 – Educação e inclusão
E-mail: eixo4seminarioufsm@gmail.com
- os coordenadores dos eixos temáticos somente responderão por e-mail a dúvidas relacionadas as normas de formatação e ao envio de trabalhos. Demais dúvidas e solicitações deverão ser encaminhadas pelo endereço de e-mail: seminarioufsm@gmail.com
Localização
Centro de Educação, prédio 16
Avenida Roraima - 1000 - Camobi - Cidade Universitária
Santa Maria - 97105-900 - Rio Grande do Sul