Foi lançado, em janeiro de 2025, o livro “BNCC e BNC-Formação: repercussões no currículo de ciências e na atuação docente” de autoria de Micheli Bordoli Amestoy e Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto, ambos pesquisadores do PPg Educação em Ciências da UFSM.
O livro aborda a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) e seus impactos no ensino de ciências e na prática docente. A BNCC estabelece as diretrizes para o que os alunos devem aprender em cada etapa da educação básica, enquanto a BNC-Formação define as diretrizes para a formação inicial de professores. Ambas as bases têm como objetivo garantir uma formação de qualidade para os alunos e professores. O livro é fruto da extensa pesquisa da Dra. Micheli Amestoy, durante seu pós-doutoramento (bolsa PNPD CAPES) . Explora como a BNCC e a BNC-Formação se relacionam e como elas afetam o currículo de ciências e a atuação dos professores.
BNCC e BNC-Formação: repercussões no currículo de ciências e na atuação docente. Edições AINPGP, 2025.
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Profa. Dra. Micheli Bordoli Amestoy é um bióloga, Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pesquisadora do Grupo IDEIA – Educação em Ciências (UFSM) e d Grupo de Estudos e Pesquisas em Politica Educacional e Avaliação – GEPPEA (UEPG).
Prof. Dr. Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto é biólogo e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP. É professor do Centro de Educação da UFSM, bolsista produtividade CNPq e líder do Grupo IDEIA – Educação em Ciências (UFSM).