Arte final (desenho em nanquim sobre papel vegetal ou poliéster) pronta, com base em desenhos,
pinturas, fotografias, imagens de referência.
Obs: Opção de Impressão por Termo-transferência: trazer Transfer (p/ tecido algodão) impresso
em Jato de Tinta ou Laser.
Número de pessoas:
15 pessoas
BETO FIDLER
Designer e fotógrafo. Graduado em Desenho Industrial (UFSM, 2000). Técnico em Laboratório Têxtil da Universidade Federal de Santa Maria desde 1993.
* Atividade realizada em conjunto com REINILDA MINUZZI
LABORATÓRIO CRIATIVO 2
FOTO COLAGEM: PROCESSOS CRIATIVOS EM ARTE E DESIGN
Objetivo:
A colagem tem valor artístico reconhecido desde os movimentos modernos, sendo um procedimento
criativo recorrente em vários campos na atualidade. Dessa forma, a atividade é direcionada a
desenvolver processos artísticos experimentais que auxiliem na construção do potencial
perceptivo em Arte e Design, por meio de composições de imagens, cores e texturas, voltadas
a diferentes aplicações e finalidades.
Material necessário:cola, tesoura, revistas e papéis coloridos e/ou papeis impressos
com imagens, fotografias.
Número de pessoas:
Máximo 15 pessoas
CAMILA ZAPPE
Mestranda em Artes Visuais/PPGART (UFSM 2016-2018). Especialização em Design de Superfície (UFSM, 2015). Graduada em Artes Visuais, com ênfase
em Design de Superfície e Estamparia (UFSM, 2014). Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Design CNPq-UFSM desde 2014.
LABORATÓRIO CRIATIVO 3 VIDEOMAPPING EM VVVV: APROXIMAÇÕES À ARTE GENERATIVA
Objetivo:
Atividade introdutória à criação de sistemas generativos em estratégias de composição
audiovisual interativa, através do Software VVVV, com configuração de projeção em videomapping.
Aberta a todos os interessados em live cinema, sem pré-requisitos.
Material necessário: Notebook (Desejável trazer adaptadores/três pinos para tomadas)
Número de pessoas:
Máximo 15 pessoas
CALIXTO BENTO
Mestrando em Artes Visuais/PPGART (UFSM 2016-2018). Especialização (em andamento) em Cinema e Audiovisual (Universidade Estácio de Sá, SP, 2015). Graduado em Design de Produto (Centro Universitário Franciscano, 2014). Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Design CNPq-UFSM desde 2014.
LABORATÓRIO CRIATIVO 4 EXPERIMENTAÇÕES EM PROCESSOS ARTÍSTICOS DE COLAGEM DIGITAL
Objetivo:
A partir do uso de softwares para edição de imagem, esta atividade visa proporcionar uma introdução às ferramentas básicas dos programas e noções das possibilidades artísticas e criativas em colagem digital aplicadas aos campos da arte e design.
Material necessário:
Notebook com software de Edição (ex.: Photoshop em qualquer versão) Desenhos, pinturas, fotografias (digitalizadas).
Número de pessoas:
Máximo10 pessoas
CRISTIANE ZIEGLEREspecialista em Design para Estamparia (UFSM, 2011). Graduada em Artes Visuais, com ênfase em Design de Superfície e Estamparia (UFSM, 2010). Acadêmica de Desenho Industrial (UFSM, 2012- ). Designer gráfica no NTE/UFSM (2015-2016). Bolsista FIEX, FIPE e PIBIC-CNPq/UFSM (2009-2010). Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Design desde 2008.
RENATO KUHN
Acadêmico da Especialização em Design de Superfície (UFSM, 2016-2017). Graduado em Artes Visuais (UFSM, 2016), com ênfase em Design de Superfície e Estamparia. Atuou como bolsista FIT-BIT, FIPE, PIBIC-CNPq/UFSM, (2014-2015 e 2015-2016). Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Design desde 2014.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.