15 vagas
Público-alvo: Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais
Objetivo:
Nessa área de concentração, a visão abrangente do desenvolvimento humano e o entendimento do indivíduo como um ser biopsicosocial corroboram para organizar as sensações, as percepções e as cognições em respostas motoras adaptativas. A apropriação de conhecimentos interdisciplinares, que envolvam as questões do crescimento, desenvolvimento e envelhecimento corporal, permitirá, aos profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, uma concepção abrangente das alterações que incidem sobre a postura corporal, as quais podem acarretar limitações físico-motoras, com graus variados de comprometimento do sistema neuro-músculo-esquelético. A capacidade de desvelar a trajetória evolutiva das alterações encontradas, por meio da análise cinesioterapêutica, a partir da consequência (queixa) até a origem (causa) do problema apresentado, propiciará a construção de propostas fisioterapêuticas eficazes.
Linhas de pesquisa:
- Alterações da postura corporal nos diferentes ciclos da vida
Os estudos sobre os cuidados e as alterações da postura corporal, nos diferentes ciclos da vida, permitem a elaboração de propostas em ações corporais mais específicas, para superar processos, dolorosos ou assintomáticos, que limitam o movimento corporal. Nessa linha de pesquisa estarão inseridos os projetos que envolvam as investigações para promover a compreensão da expressão corporal nos diferentes ciclos da vida, considerando as vivências cotidianas para, a partir daí, elaborar as propostas terapêuticas ativas e efetivas.
- Reabilitação nas desordens do movimento humano
O conhecimento do desenvolvimento dos sistemas nervoso, osteoarticular e miofascial, oferecem condições para a compreensão dos processos normais e dos distúrbios que acometem essas estruturas. Assim, propostas reabilitadoras das desordens do movimento humano, são elaboradas e empregadas por meio de abordagens físico-motoras integrativas com a postura corporal. Também, são consideradas a influência do meio ambiente (fatores epigenéticos) na organização normal e nos processos terapêuticos sobre o sistema nervoso (neuroplasticidade), que envolvem a aprendizagem e o controle motor, expressos no comportamento e na função motora. Nessa linha de pesquisa estarão inseridos os projetos que envolvam estudos e ações de avaliação e diagnóstico funcional, de tratamento e de tecnologias, no campo da fisioterapia e da terapia ocupacional, nas distintas disfunções neurológicas e/ou motoras (sensitivo-motoras, cognitivas, afetivas, comportamentais e de aprendizagem) na busca de propostas com vistas a validar e propor novas técnicas ou métodos de reabilitação físico-motora.