A crescente complexidade do mundo moderno exige, cada vez mais, refinamento e acerto na tomada de decisões com dados que alimentam os processos decisórios, tanto no setor público como no privado. É, portanto, cada vez maior a necessidade de profissionais capacitados na área de Métodos Quantitativos que aprimorem, continuamente, o desenvolvimento das técnicas que proporcionam o melhor aproveitamento das informações oriundas de todos os ramos do conhecimento científico.
A necessidade de profissionais qualificados incentivou a expansão do ensino superior nas últimas décadas. Baseando-se na preocupação com a realidade nacional, na necessidade de atender aos anseios de desenvolvimento do nosso país e no conhecimento do papel fundamental da Universidade, o Departamento de Estatística da Universidade Federal de Santa Maria, no ano de 1987, implantou-se o primeiro Curso de Especialização no departamento de Estatística, denominado Métodos Quantitativos, com duas áreas de concentração: Área Empresarial e Área Educacional.
Posteriormente, em 1989, foi Criado o Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa o qual tornou-se de caráter permanente em setembro de 1990, após aprovação dos pareceres 19/90 do CEPE e 33/90 do CONSU da UFSM.
A realização deste Curso proporciona, aos alunos, experiências no emprego da Estatística como ferramenta fundamental em várias áreas, como, por exemplo: Saúde, Industrial, Educação, Meteorologia, Recursos Humanos, Planejamento de Pesquisas, Análise de Mercado e Marketing, Econometria, entre outras.
O principal objetivo do Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa é dar condições de formação e aperfeiçoamento para professores e profissionais, proporcionando subsídios para atividades de Pesquisa, de Ensino e Extensão nesta área. Paralelamente o curso contribui para o aumento da produção acadêmica e oportuniza aos professores envolvidos uma experiência de docência e orientação em nível de Pós-Graduação e uma integração com os alunos.
Com isto, proporcionamos aos alunos e à comunidade em geral, a formação de profissionais mais capacitados a fornecer subsídios para eventuais tomadas de decisão, com auxílio de diversas técnicas estatísticas.