A assinatura eletrônica tem a finalidade de comprovar a autoria e a integridade dos documentos em forma eletrônica. Todos os alunos que irão interagir no sistema PEN-SIE precisam ter a assinatura eletrônica cadastrada.
Para acessar o tutorial do Passo a passo para assinatura do Termo de Concordância Assinatura Eletrônica Cadastrada no SIE, (clique aqui)
O Plano de estudos é um documento no qual consta o que o aluno realizará/realizou durante o Programa de Pós-Graduação, e o mesmo deverá estar alinhado ao Histórico Escolar e ao Trabalho Final do Curso.
Conforme o Art. 30 do Regimento Geral da Pós-Graduação (Clique aqui), é responsabilidade do discente a abertura, online, do Plano de Estudo, bem como eventuais atualizações. O Plano de Estudos deve ser aprovado pelo Colegiado do respectivo Programa de Pós antes da realização da matrícula para o segundo semestre do curso.
O Plano de Estudos deverá ser elaborado no Portal do Aluno na aba Pós-graduação, para acessar o Portal do Aluno clique aqui
Tutorial de preenchimento de Plano de Estudos online (clique aqui)
Informações importantes:
Para abrir o processo de solicitação de defesa de Dissertação e/ou Tese, de acordo com o MDT, (ao final do curso) é necessário que o aluno esteja com seu Plano de Estudos devidamente cumprido. Esta é uma responsabilidade de todo aluno de Pós-Graduação. Além disso, é importante que o aluno saiba que, uma vez aberto o processo de defesa de Dissertação e/ou Tese, não é mais permitido alterar o plano de estudos.
Conforme o Regimento da PRPGP:
“Art. 42 O estágio de docência é uma atividade curricular para discentes de pós-graduação que se apresenta como disciplina denominada “Docência Orientada”, sendo definida como a participação de discente de pós-graduação em atividades de ensino na educação superior da UFSM, servindo para a complementação da formação pedagógica dos pós-graduandos.
§ 1o Os discentes de cursos de Mestrado poderão totalizar até dois créditos e os discentes de cursos de Doutorado até quatro créditos nessa disciplina, para integralização curricular.
§ 2o Para os efeitos deste regimento, serão consideradas atividades de ensino:
I – ministrar um conjunto pré-determinado de aulas teóricas e/ou práticas que não exceda a trinta por cento do total de aulas da disciplina;
II – auxiliar na preparação de planos de aula e/ou atuar no atendimento extra-classe aos discentes;
III – participar em avaliação parcial de conteúdos programáticos, teóricos e práticos; e
IV – aplicar métodos ou técnicas pedagógicas, como estudo dirigido, seminários, etc.
§ 3o Por se tratar de atividade curricular, a participação dos discentes de pós-graduação no Estágio de Docência não criará vínculo empregatício e nem será remunerada.
§ 4o As atividades de ensino desenvolvidas pelo discente de pós-graduação em Estágio de Docência Orientada, devem ser desenvolvidas sob a supervisão do professor responsável pela disciplina ou por outro professor de carreira do magistério superior, designado pelo departamento de ensino no qual a disciplina está vinculada.”
Passos para abertura do Processo de Docência Orientada:
-
Primeiramente o aluno precisará assinar o termo de concordância de assinatura eletrônica, caso não tenha é só acessar o link e seguir as instruções: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/416/2020/04/Passo-a-passo-termo-assinatura-eletronica-PEN-SIE.pdf
-
Após obter a confirmação da assinatura eletrônica, o aluno deve abrir o processo eletrônico de “Solicitação de Docência Orientada” no portal de processos: https://portal.ufsm.br/documentos/login.html
-
O “Tipo documental” do processo é “Processo de docência orientada (134.31)”.
-
No campo interessado e autores, vocês devem encontrar o nome de vocês com a respectiva matrícula do Programa de Pós-Graduação;
-
O aluno pode complementar a descrição, se quiser, e clicar em salvar;
-
Posteriormente, o aluno deve anexar ao processo:
a) Requerimento de docência orientada no tipo de documento “Solicitação de docência orientada de mestrado/doutorado”
b) Plano de ensino da disciplina na qual realizará a docência contendo o plano de atividades da disciplina no tipo de documento “Plano de docência orientada de mestrado/doutorado”.
Obs.: Todos os documentos devem estar em formato PDF; Marcar: “gerado eletronicamente”, “sem autenticação”; “assinar o documento?” marcar “sim” e clicar em adicionar.
-
Depois de incluir todos os documentos, o aluno deve clicar em salvar, inserir o vínculo (discente) e a senha do portal do aluno e clicar em “ok”.
-
Por último, o aluno deve tramitar o processo escrevendo no despacho “solicito encaminhamento do processo ao professor (nome do orientador do aluno)”. Ele será encaminhado para o destino inicial, que é o protocolo da UFSM.
O primeiro trâmite do Processo de Docência Orientada é para o orientador. Assim, a informação do orientador é buscada no Plano de Estudos. Então, o aluno deve verificar se tem Plano de Estudos cadastrado, pois será necessário primeiro cadastrar o Plano de Estudos, para depois abrir o Processo de Docência Orientada.
Orientações para Tramitação do orientador:
O orientador deve assinar o documento Solicitação de docência orientada de mestrado/doutorado incluído pelo aluno, clicar em tramitar e escrever no despacho que está de acordo com a solicitação.
O processo deve ser tramitado para unidade do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E RURALIDADE.
ANEXOS
Conforme consta no Art. 39 do Regulamento do PPGSR (clique aqui): “Os discentes deverão comprovar suficiência em língua inglesa no período máximo de doze meses após o ingresso no curso”.
A solicitação de comprovação de língua estrangeira deverá ser feita via PEN-SIE, conforme o tutorial abaixo.
Tutorial de como realizar a solicitação de comprovação de língua estrangeira (Clique aqui)
Requerimento de comprovação de suficiência em língua estrangeira (Clique aqui)
Conforme o parágrafo 1º do Art. 35 do Regulamento do PPGSR (clique aqui): “Os créditos obtidos como discente especial na Instituição ou em outras Instituições de Ensino Superior (IES) poderão ser validados a critério do Colegiado do Programa”.
A solicitação de aproveitamento ou dispensa de disciplina deverá ser feita via PEN-SIE, conforme tutorial.
Tutorial de como realizar a aproveitamento ou dispensa de disciplinas (Clique aqui)
Requerimento de dispensa ou aproveitamento de disciplina (Clique aqui)
O período de matrícula extracurricular para estudantes da UFSM é definido no calendário acadêmico da instituição, publicado semestralmente, deste modo, alunos que desejam matricular-se em disciplinas ofertadas por outro curso devem encaminhar por e-mail à coordenação do PPG em Saúde e Ruralidade o requerimento de matrícula extracurricular preenchido e assinado.
Requerimento de matrícula extracurricular (Clique aqui)
Ressalta-se que a avaliação dos pedidos, conforme calendário acadêmico, é realizada após a matrícula dos alunos regulares.
A disciplina de Tópicos Especiais possibilita espaço para discussão de temáticas relacionadas à área de concentração do respectivo programa, validar crédito de participação em eventos nacionais/internacionais e de produção científica em periódicos com Qualis A e B1 na área de avaliação da enfermagem.
Logo, o formulário abaixo será utilizado para a pontuação e nota do aluno ao final do semestre, sendo que este deverá ser entregue pelo aluno à coordenação do curso, juntamente com os comprovantes.
Conforme consta no Art. 70 do Regimento da Pós-Graduação da UFSM (clique aqui) é responsabilidade do discente a abertura, online, de processo à defesa de dissertação, tese ou trabalho de conclusão sugerindo a composição da banca examinadora e atendendo ao protocolo à tramitação destes processos, cujas informações podem ser obtidas junto à secretaria do programa/curso.
De acordo com o que consta no Art. 41 do Regulamento do PPGSR (Link), o aluno terá um prazo para a conclusão do curso (disciplinas e dissertação), a partir da primeira matrícula, de até 24 (vinte e quatro) meses, com uma única prorrogação, de até 06 (seis) meses, em caráter excepcional, a critério do Colegiado.
Tutorial para solicitação de defesa de dissertação, monografia ou tese clique aqui
Pendências que impedem a abertura do processo de defesa:
Discentes que possuem alteração de Plano de Estudos em aberto sem homologação da Coordenação;
Discrepâncias entre o Histórico Escolar e o Plano de Estudos (falta de disciplinas); e
Multa em Biblioteca.
Abaixo encontra-se o Tutorial PEN SIE para entrega da versão final dos trabalhos de conclusão dos cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado, respectivamente de monografias, dissertações e teses, na forma digital.
Segue abaixo instruções de como realizar solicitações para Afastamento/Licença de Discentes de Pós-Graduação: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prpgp/servicos/afastamento-licenca-de-discente-da-pos-graduacao