Descrição do grupo:
O Grupo de Estudos dobre o Cuidado nas Etapas do Desenvolvimento Humano (GECEDH), vinculado a Universidade Federal de Santa Maria, criado em 2009, contempla estudos referentes a modelos teóricos e práticos de cuidado em saúde e de enfermagem nas diferentes etapas do desenvolvimento humano. Procura compreender o processo saúde-doença em suas dimensões na perspectiva individual e coletiva. Além disso, desenvolve estudos que abordam aspectos relativos a gênero e vulnerabilidade, com destaque para o contexto da ruralidade.
Dele participam pesquisadores, docentes, discentes de pós-graduação e de graduação e profissionais da comunidade externa a universidade. Com encontros são semanais, as discussões e debates versam acerca de diversas temáticas, envolvendo o planejamento e desenvolvimento de projetos de pesquisa.
Tem como linhas de pesquisa:
1. O cuidado em saúde e em enfermagem nas diferentes etapas do desenvolvimento humano;
2. Gênero, vulnerabilidade e cuidado nas etapas do desenvolvimento humano.
Responsáveis:
Marinês Tambara Leite – Líder
Leila Mariza Hildebrandt – vice-líder
Descrição do grupo:
O Núcleo de Estudos em Gestão em Saúde (NEGESE) tem como características principais aprofundar estudos e pesquisas que repercutam e causem impactos nos cenários nacional e internacional, compreendendo e valorizando o espaço regional como fonte e/ou origem do percurso das pesquisas, estudos, estratégias e ações desenvolvidas/implementadas.
O grupo está sustentado em três pilares envolvendo:
- Educação;
- Atenção em saúde;
- Gestão dos serviços ou rede entrelaçadas a tríade ensino, pesquisa e extensão.
Pesquisadores:
Andréia Regina Blau Brasil
Darielli Gindri Resta Fontana
Elisiane Bisognin
Fernanda Sarturi
Giovana Dorneles Callegaro Higashi
Isabel Cristine Oliveira
Luiz Anildo Anacleto da Silva
Rafael Marcelo Soder
Redes sociais:
Instagram: negese.ufsm_pm
E-mail: nucleo.negese.ufsm.pm@gmail.com
Descrição do grupo:
O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva (NEPESC) articula a produção do conhecimento em parceria com outros grupos de pesquisa, nacional e internacionalmente, o que possibilita de diferentes olhares, a discussão interdisciplinar e a aproximação de pesquisadores, profissionais e estudantes, bem como a articulação da pesquisa com a prática do ensino em enfermagem, da atenção à saúde e o contexto da Ruralidade.
Objetivos:
Articular graduação, pós-graduação e serviços, voltados ao ensino, a pesquisa e a extensão para o desenvolvimento do conhecimento em Saúde, reconhecendo a diversidade e complementaridade do pensar crítico/reflexivo.
Oportunizar o aprimoramento de habilidades dos estudantes e profissionais membros do NEPESC, com foco na pesquisa científica e as ações de extensão.
Produzir e disseminar conhecimento técnico-científico-ético, de relevância social, fortalecimento de tecnologias de cuidados em Saúde, coerentes aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde e com olhar singular nas Ruralidades.
Linhas de Pesquisa:
– Estudos acerca de culturas, gênero, violência, desigualdades/iniquidades e políticas públicas na perspectiva da Saúde Coletiva e da Ruralidade.
Docentes vinculadas:
- Profa. Dra. Marta Cocco da Costa; Lattes
- Profa Dra. Ethel Bastos da Silva; Lattes
- Prof. Dra. Alice do Carmo Jahn; Lattes
- Profa. Dra. Jaqueline Arboit. Lattes
– Estudos acerca das vulnerabilidades, das políticas e tecnologias em saúde, do cuidado em saúde/enfermagem e atenção multiprofissional em saúde na perspectiva da Saúde Coletiva e da Ruralidade.
Docentes vinculadas:
- Profa. Dra. Darielli Gindri Resta Fontana; Lattes
- Profa. Dra. Isabel Cristina dos Santos Colomé; Lattes
- Profa. Dra. Vanessa Ramos Kirsten.
– Estudos fundamentados no referencial teórico da Educação em Saúde com crianças. adolescentes, indivíduos e famílias no contexto da ruralidade.
Docente vinculada:
- Profa. Dra. Andressa da Silveira. Lattes
Redes sociais:
Instagram: nepesc_ufsm
Site do grupo: Acesse aqui
Descrição do grupo:
O Grupo de Pesquisa em Saúde Materno Infantil (GPESMI) é vinculado ao Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões/RS e certificado pelo CNPq desde 2021.
O grupo contempla atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão nas temáticas da saúde da mulher, saúde obstétrica e neonatal bem como atenção à saúde pediátrica.
As atividades do grupo são convergentes à política de extensão da UFSM, exercendo relevante contribuição social, em especial com ações voltadas as políticas públicas e situações de saúde locais. Os projetos de pesquisa contam com financiamento institucional de iniciação científica (FIPE), de extensão (FIEX/UFSM).
Objetivos:
O grupo busca incentivar a inserção extraclasse dos discentes em atividades acadêmicas que visam articular graduação e pós-graduação, no interesse do ensino, da pesquisa e da extensão para o desenvolvimento do conhecimento em Enfermagem e na Saúde, com ênfase na saúde materno infantil e sua prática interdisciplinar.
Oportunizar o aprimoramento de habilidades dos estudantes e profissionais membros do grupo, com foco na pesquisa científica; tendo como premissa o comprometimento ético no âmbito materno infantil;
Produzir e disseminar conhecimento técnico-científico acerca da temática materno infantil, construindo evidências e fortalecimento de tecnologias cuidadoras em Enfermagem e na Saúde, descrições epidemiológicas e contextuais, coerentes aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.
Linhas de pesquisa:
- Atenção e cuidado ao recém-nascido, criança e família nos diferentes contextos da saúde
- Estudos epidemiológicos na saúde materno infantil
- Gestão e cuidado de enfermagem à saúde da mulher nos diferentes ciclos vitais
Pesquisadores:
Andrea Moreira Arrué
Eliane Tatsch Neves
Giovana Dorneles Callegaro Higashi
Leonardo Bigolin Jantsch
Neila Santini de Souza
Priscila Orlandi Barth
Renata de Moura Bubadué
Graciela Caroline Gregolin (Egressa)
Redes sociais:
Instagram: gpesmi
Contato: leonardo.jantsch@ufsm.br
Telefone: (55) 3742-8885
Descrição do grupo:
O Laboratório de Estudos em Saúde, Enfermagem e Trabalho (LABEST), conduz estudos e intervenções direcionados ao cuidado de enfermagem às pessoas e populações e à saúde dos trabalhadores nos contextos comunitário e da assistência em saúde.
Objetivos:
O grupo tem como objetivo reunir pesquisadores, profissionais de saúde e estudantes de graduação e pós-graduação para condução de pesquisas e intervenções por meio de projetos de impacto científico e social.
Pesquisadores:
- Professora Alexa Pupiara Flores Coelho Centenaro: alexa.coelho@ufsm.br
- Professora Andressa de Andrade: andressa@ufsm.br
- Professora Gianfábio Piemntel Franco: gianfabio.franco@ufsm.br
Redes sociais:
Instagram: labest.ufsm.pm
Descrição do grupo:
OVAN – O Observatório de Vigilância Alimentar e Nutricional consiste em monitorar e analisar os dados das condições de alimentação e nutrição da população dos municípios gaúchos, com base no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) e desenvolver ações que apoiem a criação de metodologias pautadas no ensino, pesquisa, inovação e da extensão em ações de alimentação e nutrição na Atenção Primária em Saúde, com foco na Vigilância Alimentar e Nutricional. Espera-se que este observatório auxilie na produção de evidências em saúde, para o fortalecimento da atenção nutricional no SUS e na qualificação dos profissionais de saúde, com foco na Política Nacional de Alimentação e Nutrição.
Linhas de pesquisa:
- Monitoramento da cobertura do estado nutricional e consumo alimentar no SISVAN dos municípios gaúchos
- Organização, execução e operacionalização da Vigilância Alimentar e Nutricional
- Qualificação e Educação permanente em Vigilância Alimentar e Nutricional
Pesquisadores:
- Bruna Oliveira Ungaratti Garzão
- Greisse Viero da Silva Leal
- Vanessa Ramos Kirsten
- Marivana Nessler
- Camila Franceschi
Coordenação:
Profª Vanessa Ramos Kirsten
Redes sociais:
Instagram: @ovan_observatorio
Site: https://www.ufsm.br/projetos/institucional/ovan/