Desenvolvimento e Sustentabilidade nos Agronegócios
A criação do Campus de Palmeira das Missões e a consequente abertura de cursos de graduação nas áreas das Ciências Sociais Aplicadas e das Ciências Agrárias resultou em natural aglomeração de pesquisadores e formação de grupos de pesquisas aptos ao exercício da ciência nos campos do desenvolvimento regional e dos agronegócios.
As discussões sobre a criação de uma Pós-Graduação, em nível Stricto Sensu, nos moldes ora apresentados, sempre estiveram presentes em conversas informais e o processo de amadurecimento de uma Apresentação de Proposta de Curso Novo (APCN) para a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) passou a acontecer de forma natural. Em decorrência disso, no segundo semestre de 2013 os integrantes do “Grupo de Pesquisas em Economia, Agricultura Familiar e Agronegócios (GPEA)”, do Grupo de Pesquisa em “Economia e Gestão Agroalimentar”, do “Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agronegócios (NPEAGRO)”, do Grupo de Pesquisa “Gestão na Integração Produção Vegetal com Produção de Ruminantes”, do Núcleo de Pesquisas em Cadeia Leiteira (NUPECLE) e do “Grupo de Estudos e Pesquisas em Suinocultura” iniciaram o ciclo de discussões e reuniões que forneceu as bases desta APCN.
O amadurecimento das discussões levou o grupo de professores a decidir pela criação de um programa interdisciplinar, diretamente vinculado aos problemas emergentes de nossa sociedade e a área de atuação dos pesquisadores. Assim surgiu a proposta para o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios – Mestrado Acadêmico.
Com o objetivo de dar encaminhamento aos trabalhos, o grupo de docentes escolheu, por unanimidade, os Professores Doutores Nilson Luiz Costa, Antonio Joreci Flores, Tanice Andreatta e João Pedro Velho para compor a comissão responsável pela elaboração e encaminhamento da proposta de APCN, ficando ao primeiro a responsabilidade de coordenação da proposta. Esta comissão participou de uma reunião com a Profa. Dra. Águeda Palmira Castagna de Vargas (Pró-reitora Adjunta de Pós-graduação e Pesquisa e responsável pela Coordenadoria de Pós-graduação) no dia 09 de abril de 2014 nas dependências da PRPGP/UFSM, momento em que apresentou a intensão de criar o curso de Mestrado em Agronegócios. A reunião foi profícua, a partir de então novas reuniões aconteceram, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa passou a apoiar a iniciativa e o grupo de professores intensificou as discussões que resultaram na aprovação do PPGAGR.
Após avaliar o APCN, a CAPES aprovou com nota 3 o PPGAGR e concluiu que:
a) “há condições adequadas para o seu funcionamento, além de contar com o compromisso da reitoria em fornecer condições para o seu desenvolvimento”;
b) “a proposta está bem estruturada, apresentando consistência entre a área de concentração, as linhas de pesquisa, a grade curricular e os projetos de pesquisa listados”;
c) “a dimensão e a composição do corpo docente são adequadas para dar sustentação às atividades previstas”;
d) “a produção acadêmica do corpo docente é consistente com as exigências para aprovação do Programa”.