Nesta terça-feira, 15 de outubro, o projeto “Estratégias e Alternativas para o Desenvolvimento Regional Sustentável” realizou duas reuniões com representantes das administrações municipais de Chapada e Nova Boa Vista. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da UFSM-PM e Departamento de Administração e ao programa PROEXT-PG Além do Arco e ao FIEX, o projeto também atua nos municípios de Palmeira das Missões e Novo Barreiro com o objetivo de auxiliar na construção dos Planos Municipais de Turismo, promovendo a articulação para o desenvolvimento de roteiros turísticos com foco no turismo rural.
Segundo o professor coordenador do projeto, Tiago Zardin Patias, essa aproximação e diálogo com os municípios são fundamentais para entender as necessidades e limitações de cada localidade e, assim, contribuir de forma mais eficaz na construção de soluções sustentáveis. “Nosso trabalho envolve a articulação com os municípios da área de abrangência da UFSM-PM, buscando estratégias que fortaleçam o turismo rural e potencializem o desenvolvimento regional sustentável—, destacou Patias.
As reuniões tiveram como objetivo alinhar o andamento do Plano de Turismo e as ações em execução, reforçando a importância da colaboração entre as administrações municipais e o projeto para a criação de um turismo na região.