Na última segunda-feira, dia 16 de dezembro de 2024, foi assinada a ata de formalização da Associação da Tilapicultura Gaúcha (ATG), um marco importante para o setor aquícola do Rio Grande do Sul. O evento contou com a participação de agentes-chave da cadeia de produção de tilápia, incluindo produtores, proprietários de indústrias de processamento, assistentes técnicos, representantes de instituições públicas e privadas e membros do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR) da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões (UFSM/PM), que tiveram um papel fundamental no estímulo à criação e formalização da organização coletiva.
O Secretário da Associação da Tilapicultura Gaúcha (ATG) e Mestrando em Agronegócios no PPGAGR, Luís Eduardo Carvalho Noskoski, destacou que a associação tem como principais objetivos promover a integração dos agentes da cadeia produtiva, fortalecer a capacitação técnica, ampliar o acesso a mercados e defender os interesses do setor, que vem ganhando importância no cenário nacional. Ele enfatizou ainda que ao se organizar coletivamente, a cadeia de produção se fortalece perante os órgãos governamentais buscando fomentar a sustentabilidade e a inovação, com foco na melhoria da qualidade do produto, gestão eficiente dos recursos hídricos e aprimoramento das práticas de manejo.
O PPGAGR, com seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, tem sido um parceiro estratégico para o fortalecimento do setor da piscicultura no estado. Este apoio é crucial para que a piscicultura gaúcha cresça de forma sustentável, agregando valor à cadeia produtiva e ampliando sua competitividade no mercado nacional e internacional.