Entre os dias 6 e 8 de novembro de 2024, a Universidade Federal de Santa Maria – campus Palmeira das Missões (UFSM-PM) esteve presente na 31ª edição das Jornadas de Jovens Investigadores da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), realizada em Montevidéu, Uruguai. O evento, sediado pela Universidad de la República (Udelar), contou com a participação de pesquisadores de diversas universidades da América Latina, incluindo Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai, e teve como tema central “Educação Superior, Bem-estar Coletivo e Convivência Democrática”.
O objetivo da jornada foi promover a colaboração científica e a integração de jovens pesquisadores da região, possibilitando a formação de redes acadêmicas e científicas para o desenvolvimento de pesquisas inovadoras. O Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR) da UFSM-PM foi representado por três mestrandos, além de uma acadêmica de graduação.
A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, ProfªDrª Rosani Spanevello, destacou a importância da participação dos acadêmicos nas Jornadas de Jovens Investigadores da AUGM. “A presença de nossos alunos em um evento internacional como este demonstra o compromisso do PPGAGR em promover a formação de nossos alunos em um contexto global, além de proporcionar a eles oportunidades únicas de integração com outros centros acadêmicos da América Latina. O evento fortalece o nosso papel na construção de redes científicas e na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios do agronegócio.”
Trabalhos Apresentados pelos Acadêmicos do PPGAGR
- Daniela Vargas (Mestranda no PPGAGR)
Tema: Ciências, Tecnologia e Inovação
Título: Análise comparativa do papel das instituições públicas na promoção da inovação nos agronegócios no Rio Grande do Sul e no Uruguai: alinhamentos e discrepâncias. - Luís Eduardo Carvalho Noskoski (Mestrando no PPGAGR)
Tema: Agroalimentos
Título: Os impactos das inundações napiscicultura do Rio Grande do Sul. - MeniguiSpanevelloDalcin (Mestranda no PPGAGR)
Tema: Processos cooperativos e associativos
Título: Cooperativas agropecuárias de grãos e o fomento à sucessão geracional de jovens do sexo feminino.
Além dos mestrandos, Elizama Brizola, acadêmica de graduação em Administração, também fez parte da delegação e apresentou seu trabalho na área de Desenvolvimento Regional, com o título “Ecossistema de inovação e meio ambiente em formação: demandas locais e desenvolvimento regional.”
Programação e Atividades
A abertura do evento foi realizada no Teatro El Galpón, com apresentações culturais e musicais, seguidas por importantes conferências e atividades acadêmicas. Destaque para a conferência de Mario Lubetkin, Subdiretor Geral da FAO, que falou sobre “Inovação e Alianças: Chaves para alcançar sistemas agroalimentares inclusivos e sustentáveis.”
Outros momentos importantes da programação incluíram a assinatura do Plano de Trabalho AUGM-FAO, a apresentação da Orquestra Sinfonia Brasil e a participação do grupo cultural Murga Asaltantescon Patente.
Durante o evento, os participantes também tiveram a oportunidade de participar de atividades paralelas, como a visita à Faculdade de Veterinária da Udelar, uma oficina sobre Agroalimentos na Faculdade de Engenharia e um seminário na mesma faculdade, focado em temas pertinentes ao agronegócio.
No segundo dia, os pesquisadores participaram de uma confraternização no Museo del Carnaval, promovendo a integração entre os participantes e fortalecendo os laços de colaboração científica na região.
O encerramento, realizado no dia 8 de novembro, no Auditório da Udelar, incluiu a apresentação dos trabalhos premiados, além de atrações culturais como o Coral da Udelar e um desfile carnavalesco na Avenida 18 de Julio, celebrando a diversidade cultural do evento.