Encontro reuniu representantes do poder público e de entidades para debater desafios da rota de turismo regional
Nesta sexta-feira, 25 de outubro, o Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável participou de uma mesa-redonda promovida pelo Conselho Municipal de Turismo de Constantina para discutir a criação de uma nova rota de turismo regional. O evento ocorreu no Salão de Eventos Villa Faé, em Constantina, e contou com a presença de representantes da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, Emater, Sebrae, Sicredi e da Secretaria de Cultura de Palmeira das Missões.
Durante o encontro, os participantes apresentaram ao Governo do Estado os principais desafios que os municípios enfrentam para desenvolver o turismo rural na região. A proposta foi promover um espaço de troca de experiências e dialogar sobre os pontos críticos com o Governo do Estado para viabilizar o turismo na região.
O professor Tiago Zardin Patias, coordenador do projeto, destacou a importância de uma abordagem colaborativa e regionalizada para fortalecer o turismo, explicando que “a intenção é despertar o potencial turístico da região e conectar os municípios e as entidades locais para um trabalho coletivo de desenvolvimento”.
Já Cláudia Mara Borges, Diretora de Planejamento e Competitividade da Secretaria de Turismo do Estado, reforçou que “o fortalecimento regional exige uma articulação entre as entidades locais, o poder público e a comunidade, pois só com esse apoio mútuo é possível consolidar a rota turística e promover uma comunicação eficiente que atraia e engaje para a região”.
O Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal de Santa Maria – campus Palmeira das Missões (UFSM-PM), ao Departamento de Administração e aos programas PROEXT-PG Além do Arco e FIEX, tem como objetivo auxiliar na construção dos Planos Municipais de Turismo e fomentar o desenvolvimento de roteiros turísticos com foco no turismo rural.