Nos últimos dias 21e 22/22/2017 docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios – Mestrado Acadêmico realizaram intensa atividade de pesquisa junto a grandes empresas do agronegócio gaúcho e brasileiro, estrategicamente instaladas nas proximidades do Porto do Rio Grande, localizado no Município de Rio Grande/RS.
Nesta oportunidade, os estudantes docentes e discentes conheceram experiências bem-sucedidas em processos de logística de importação de insumos e exportação de grãos.
A primeira visita técnica foi realizada na Unidade Industrial da Fertilizantes Piratini. O grupo foi recepcionado pela Administração da empresa, que destacou o histórico da mesma e suas relações com Pertipar Fertilizantes. Nesta oportunidade foi possível observar in loco as vantagens logísticas de se estar ao lado de um dos principais portos marítimos do Brasil. A empresa proporcionou uma experiência única e enriquecedora junto ao “chão de fábrica” da indústria de fertilizantes.
Em seguida, os docentes conduziriam os estudantes para uma visita técnica junto a Superintendência do Porto do Rio Grande, ligado a mais de 90 países e dividido em quatro zonas (Porto Novo, Porto Velho, Superporto e São José do Norte). Nesta visita, foi possível conhecer os novos projetos, as estatísticas de movimentação de cargas além de dialogar sobre necessidades urgentes (como dragagem da barra), importância dos molhes da barra e empreendimentos estratégicos para o segmento.
Na terceira visita técnica do dia, a Bianchini S/A gentilmente recebeu a comitiva do PPGAGR, momento em que muito se discutiu sobre a importância da indústria de processamento de soja, exportações e o Terminal Marítimo de Rio Grande.
A coordenação do PPGAGR, em nome da Universidade Federal de Santa Maria, agradece especialmente a Fertilizantes Piratini S/A., Superintendência do Porto do Rio Grande e Bianchini S/A. pela contribuição no processo de formação dos futuros mestres em agronegócios.