O Plano de Estudos deve ser preenchido pelo discente até o final do seu primeiro semestre letivo no curso. O Preenchimento ocorre no Portal do Aluno.
Tutorial para preenchimento do Plano de Estudos: Tutorial.
Para Encaminhar o Requerimento de Dispensa ou Aproveitamento de disciplina, o(a) discente deve:
- O PEN do processo de ajuste de matrícula deve ser aberto pelo(a) discente no Portal Documentos da UFSM.
- Na tela de “Novo Processo” o primeiro campo a ser informado é o de “Vínculo”, que mostrará todos os tipos de vínculos que o(a) usuário(a) possui com a UFSM e cada usuário deve selecionar o vínculo correto para a abertura do processo.
- Para DISPENSA, deve ser aberto tipo documental “Solicitação de dispensa de disciplina de mestrado/doutorado (134.23)”
- Para APROVEITAMENTO, deve ser aberto tipo documental “Solicitação de aproveitamento de disciplina de mestrado/doutorado (134.23)”
- Verificar as informações constantes nos campos PROCEDÊNCIA, INTERESSADO E AUTOR.
- Acrescentar na descrição a informação específica sobre a solicitação desejada.
- Confira se os dados estão corretos, o tipo documental e salve o processo.
- O TIPO DOCUMENTAL deve ser informado de acordo com o procedimento necessário para cada discente.
- Para DISPENSA, deve ser aberto tipo documental “Solicitação de dispensa de disciplina de mestrado/doutorado (134.23)”
- Para APROVEITAMENTO, deve ser aberto tipo documental “Solicitação de aproveitamento de disciplina de mestrado/doutorado (134.23)”
- Confira se os dados estão corretos, o tipo documental, a descrição do processo e salve o processo.
- Verificar as informações constantes nos campos PROCEDÊNCIA, INTERESSADO E AUTOR.
- Acrescentar na descrição a informação específica sobre a solicitação desejada.
- Na próxima página, deve ser inserido os seguintes documentos (em formato PDF legível):
- REQUERIMENTO DE DISPENSA OU DE APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS (obrigatório e de acordo com o tipo documental aberto): usando o modelo disponibilizado online (ou o modelo anexo salvo em PDF) preenchido e assinado digitalmente no PEN.
Requerimento de dispensa de disciplina: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/345/2022/02/Requerimento_de_Dispensa_de_Disciplinas-NCAPG.docx
Requerimento de aproveitamento de disciplina: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/345/2022/02/Requerimento_de_Aproveitamento_de_Disciplinas-NCAPG-Copia.docx - COMPROVANTES e/ou documentos que justifiquem a solicitação e em formato PDF legível.
- REQUERIMENTO DE DISPENSA OU DE APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS (obrigatório e de acordo com o tipo documental aberto): usando o modelo disponibilizado online (ou o modelo anexo salvo em PDF) preenchido e assinado digitalmente no PEN.
- Encaminhar o PEN para a Coordenação do Curso para análise.
Para encaminhar o Requerimento de comprovação de Suficiência em Língua Estrangeira, o(a) discente deve:
Acessar o Portal Documentos da UFSM, clicar em Novo > Processo> selecionar o PEN com tipo documental “Processo de comprovação de suficiência em língua estrangeira.”
Preencher, anexar e assinar o formulário no PEN-SIE. Formulário: Requerimento de comprovação do teste de suficiência em língua estrangeira
- Anexar ao mesmo processo no PEN-SIE os documentos que fundamentam o pedido (Exemplo: certificado do teste com nota);
- Após anexar os documentos, tramitar o PEN para o CURSO PG EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL (33.10.02.00.0.0), para que seja apreciado em colegiado.
O Colegiado do PPGCTA-FW avaliará a solicitação. Se aprovada, a secretaria tramitará a solicitação para o Controle Acadêmico de Pós-Graduação , para que seja incluída no histórico do(a) discente.
Para Encaminhar o Plano de Docência orientada:
- O(a) discente deve acessar o Portal Documentos da UFSM, clicar em Novo > Processo> selecionar o PEN com tipo documental “Processo de docência orientada”
- Anexar e assinar o plano de docência orientada. Formulário: Plano de Docência Orientada. Após deve tramitar ao(a) orientador(a).
- O orientador assina o plano e encaminha para assinatura do docente responsável pela disciplina da graduação.
- O docente responsável pela disciplina da graduação assina e envia para o CURSO PG EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL (33.10.02.00.0.0)
- O plano será encaminhado para análise e homologação do colegiado do programa.
- Após aprovação, o PEN é enviado para homologação no colegiado do Departamento da disciplina..
Para solicitar a Defesa da Dissertação o(a) discente deverá acessar o Portal do aluno, e clicar no ícone “Defesa de MDT”.
Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT: Tutorial.
Importante: é necessário que a solicitação de Defesa da Dissertação seja realizada com pelo menos vinte dias antes da data de defesa.
O Processo de prorrogação de prazo para defesa de dissertação pode ser aberto pelo discente no Portal Documentos da UFSM.
Para abrir o processo: Clica em Novo > Processo> seleciona o PEN com tipo documental “Processo de prorrogação de prazo para defesa de dissertação/tese (134.333)”
O discente abre o PEN anexando e assinando o formulário do requerimento de prorrogação e anexando a dissertação parcial (e anexando demais documentos, se houver), tramita para orientador(a) e este tramita ao Curso para análise do Colegiado.
Formulário: Requerimento de prorrogação do prazo de defesa
Para solicitação da tramitação do Diploma de Mestre o(a) discente deverá encaminhar os seguintes documentos, através do PEN/SIE, dentro do prazo estabelecido pela Comissão Examinadora para as alterações na Dissertação:
- Dissertação em formato PDF;
- Um artigo científico, com o respectivo comprovante de submissão do periódico ao qual foi submetido, tendo o mestrando e o orientador como autores;
- Termo de Autorização para Disponibilização on-line da dissertação (com o título corrigido quando for o caso) – a secretaria envia o termo por e-mail ao discente, próximo à data da defesa.