Ir para o conteúdo PPGCTA Ir para o menu PPGCTA Ir para a busca no site PPGCTA Ir para o rodapé PPGCTA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Orientações para discentes do curso

O Plano de Estudos deve ser preenchido pelo discente até o final do seu primeiro semestre letivo no curso. O Preenchimento ocorre no Portal do Aluno.

Tutorial para preenchimento do Plano de Estudos: Tutorial.

Para Encaminhar o Requerimento de Dispensa ou Aproveitamento de disciplina, o(a) discente deve:

  • Acessar o Portal Documentos da UFSM, clicar em Novo > Processo> selecionar o PEN com tipo documental “Solicitação de aproveitamento de disciplinas de pós-graduação – APG

  • Preencher, anexar e assinar o formulário no PEN-SIE. Formulário: Requerimento de dispensa ou aproveitamento de disciplinas

  • Anexar ao mesmo processo no PEN-SIE os documentos que fundamentam o pedido (exemplo: histórico escolar);

  • Após anexar os documentos, tramitar o PEN para o CURSO PG EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL (33.10.02.00.0.0), para que seja apreciado em colegiado.

O Colegiado do PPGCTA-FW avaliará a solicitação. Se aprovada, a secretaria tramitará a solicitação para o Controle Acadêmico de Pós-Graduação, para que seja incluída no histórico do(a) discente.

Para encaminhar o Requerimento de comprovação de Suficiência em Língua Estrangeira, o(a) discente deve:

  • Acessar o Portal Documentos da UFSM, clicar em Novo > Processo> selecionar o PEN com tipo documental “Processo de comprovação de suficiência em língua estrangeira.

  • Preencher, anexar e assinar o formulário no PEN-SIE. Formulário: Requerimento de comprovação do teste de suficiência em língua estrangeira

  • Anexar ao mesmo processo no PEN-SIE os documentos que fundamentam o pedido (Exemplo: certificado do teste com nota);

  • Após anexar os documentos, tramitar o PEN para o CURSO PG EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL (33.10.02.00.0.0), para que seja apreciado em colegiado.

O Colegiado do PPGCTA-FW avaliará a solicitação. Se aprovada, a secretaria tramitará a solicitação para o Controle Acadêmico de Pós-Graduação , para que seja incluída no histórico do(a) discente.

Para Encaminhar o Plano de Docência orientada:

  • O(a) discente deve acessar o Portal Documentos da UFSM, clicar em Novo > Processo> selecionar o PEN com tipo documental “Processo de docência orientada”
  • Anexar e assinar o plano de docência orientada. Formulário: Plano de Docência Orientada. Após deve tramitar ao(a) orientador(a).
  • O orientador assina o plano e encaminha para assinatura do docente responsável pela disciplina da graduação.
  • O docente responsável pela disciplina da graduação assina e envia para o CURSO PG EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL (33.10.02.00.0.0)
  • O plano será encaminhado para análise e homologação do colegiado do programa.
  • Após aprovação, o PEN é enviado para homologação no colegiado do Departamento da disciplina.. 

Para solicitar a Defesa da Dissertação o(a) discente deverá acessar o Portal do aluno, e clicar no ícone “Defesa de MDT”.

Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT: Tutorial.

Importante: é necessário  que a solicitação de Defesa da Dissertação seja realizada com pelo menos vinte dias antes da data de defesa.

O Processo de prorrogação de prazo para defesa de dissertação pode ser aberto  pelo discente no Portal Documentos da UFSM.

Para abrir o processo: Clica em Novo > Processo> seleciona o PEN com tipo documental “Processo de prorrogação de prazo para defesa de dissertação/tese (134.333)”

O discente abre o PEN anexando e assinando o formulário do requerimento de prorrogação e anexando a dissertação parcial (e anexando demais documentos, se houver), tramita para orientador(a) e este tramita ao Curso para análise do Colegiado.

Formulário: Requerimento de prorrogação do prazo de defesa

Para solicitação da tramitação do Diploma de Mestre o(a) discente deverá encaminhar os seguintes documentos, através do PEN/SIE, dentro do prazo estabelecido pela Comissão Examinadora para as alterações na Dissertação:

  • Dissertação em formato PDF; 
  • Um artigo científico, com o respectivo comprovante de submissão do periódico ao qual foi submetido, tendo o mestrando e o orientador como autores;
  • Termo de Autorização para Disponibilização on-line da dissertação (com o título corrigido quando for o caso) – a secretaria envia o termo por e-mail ao discente, próximo à data da defesa.
OBS: A entrega final da dissertação deve seguir o que consta no tutorial: Tutorial Ato de Entrega de MDT.