Durante o ano de 2023, os alunos do Ensino Médio do Colégio Politécnico da UFSM participaram de duas competições de matemática. Na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), após uma primeira fase envolvendo questões objetivas, sete alunos foram classificados para a segunda fase (dissertativa) realizada em outubro. Em dezembro foram conhecidos os resultados:
Pelo excelente desempenho, o Colégio Politécnico da UFSM foi considerado uma das escolas premiadas na competição e o docente de matemática do curso, Fabrício Fernando Halberstadt, professor premiado. A solenidade de entrega das medalhas da OBMEP ocorrerá em 2024, em data ainda a ser divulgada.
Sobre os resultados obtidos, o professor Fabrício analisa que: “Fico muito feliz em constatar que o trabalho realizado no colégio rende frutos. Na verdade, verificamos isso no dia-a-dia à medida que nossos estudantes se empenham em construir conhecimentos. Sempre digo que gostaria de poder inscrever na segunda fase da OBMEP mais de sete alunos, que é a atual quantidade máxima permitida pela competição, pois sei que muitos outros poderiam estar nessa lista de premiados”.
O desempenho dos alunos na Olimpíada Matemática sem Fronteiras em 2023 também teve destaque. Nessa competição, realizada em fase única, a participação dos alunos se deu por meio de grupos, onde as questões deviam ser resolvidas de forma coletiva. As equipes que representaram cada uma das turmas e as classificações foram as seguintes:
Sobre essa competição, o professor Fabrício avalia que “é uma oportunidade dos alunos trabalharem de forma coletiva, exigindo planejamento e dedicação. Os resultados foram muito bons, e os alunos avaliaram como positiva e desafiadora mais essa edição da prova”. Esses resultados também corroboram a proposta do Ensino Médio do Colégio Politécnico, que visa uma educação integral do estudante, auxiliando no desenvolvimento de sua autonomia e do seu potencial humano global em suas múltiplas dimensões: cognitiva, física, afetiva, socioemocional e ética.
Texto: Fabrício Halberstadt
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico