Projeto Renasce – Recomendação sensível ao contexto de recursos e eventos em campus universitários utilizando aprendizagem de máquina – Parceria entre UFSM / UFRGS / UDESC / UFAM / UNIPAMPA
Coordenador: Prof. Vinicius Maran
Site: https://lumac.ufsm.br/renasce/
A computação ubíqua e suas possibilidades vêm despertando o interesse da indústria de hardware e software em várias áreas. Um dos tópicos na área de computação ubíqua trata da construção de ambientes inteligentes. Uma aplicação de ambientes inteligentes trata da criação de espaços inteligentes em universidades, criando campus universitários inteligentes. Por meio da utilização de artefatos da computação ubíqua, esses campus podem recomendar ou adaptar serviços de acordo com as necessidades dos usuários, gerenciando recursos. Uma característica das pesquisas é a necessidade de adaptação rápida do ambiente em relação às demandas, que podem ter diversas origens e contextos diferentes. Esta necessidade de adaptação é dependente da forma com que informações de contexto são coletadas e gerenciadas. Elas podem ser representadas de diversas formas e pesquisas recentes demonstram que a representação dessas informações baseada em ontologias apresenta vantagens importantes se comparada a outras soluções. Em outros domínios de aplicação, técnicas de aprendizado de máquina têm sido utilizadas para recomendar recursos e eventos que atendam necessidades e interesses específicos de alunos e professores nestes campus. Trabalhos recentes apresentam propostas de integração entre aprendizado de máquina e modelagem conceitual, a fim de aumentar, entre outras, a eficiência e a transparência dos sistemas de recomendação. Este projeto de pesquisa apresenta a proposta de conceituação e definição de um sistema de recomendação de recursos e eventos em campus universitários inteligentes, que implementa um modelo de integração que atua em conjunto com a definição formal de contexto através de ontologias para suportar recomendações sensíveis ao contexto em campus universitários. Pretende-se avaliar a aplicação da proposta em forma de serviços disponibilizados em aplicações-teste no campus universitário da UFSM.
Sensibilidade ao Contexto em sistemas para Ambientes Inteligentes
Coordenador: Prof. Alencar Machado
No futuro, espera-se que residências se tornem Ambientes Inteligentes capazes de assistir as pessoas que nelas habitam. Sistemas desenvolvidos para esses Ambientes de Vivência Assistida poderiam manipular o dinamismo existente dentro das residências. Estas normalmente são organizadas de acordo com o perfil do usuário, sendo que objetos, ao longo do tempo, são atualizados ou alterados em relação à localização, principalmente equipamentos eletrônicos. O perfil do usuário também pode se alterar ao longo do tempo. Por exemplo, diferentes doenças podem envolver o usuário e fazer com que a relação dele com os objetos da residência se alterem, sendo que, quando esta relação é alterada devido a problemas cognitivos (como esquecimentos), às vezes, o próprio usuário pode se colocar em situações indesejadas. Este projeto busca desenvolver pesquisas em nível de software para gerenciar ambientes domésticos, assim buscando torna-los adaptados as necessidades do usuário.
Explorando o Uso de Técnicas de Recomendação na Computação Ubíqua e Pervasiva
Coordenador: Prof. Daniel Lichtnow
O objetivo principal do projeto é explorar o uso de técnicas utilizadas em Sistemas de Recomendação na Computação Ubíqua/Pervasiva. Além do desenvolvimento de sistemas de recomendação para dispositivos móveis, este projeto irá explorar o uso de técnicas de recomendação e personalização também no desenvolvimento de aplicações relacionadas a Smart Homes e Ambient Assisted Living, por exemplo.
Design de interfaces usáveis e acessíveis em soluções computacionais para apoiar o ensino/ aprendizagem
Coordenador: Prof. Marcos Alexandre Rose Silva
Projeto tem como objetivo identificar, formalizar e registrar técnicas de usabilidade e acessibilidade para orientar o design de interfaces de sistemas para internet acessíveis e adaptáveis às necessidades dos usuários, como forma de apoiar e permitir a interação entre os usuários e os diversos dispositivos tecnológicos.
Desenvolvimento de um Protótipo de Sistema de Resposta da Demanda Integrado à Geração Fotovoltaica
Coordenador: Prof. Rafael Gressler Milbradt
No contexto das redes elétricas inteligentes, os ambientes inteligentes existirão em vários níveis como no controle da distribuição, nas micro-redes, nas indústrias e empresas e principalmente nas residências. Estas últimas, passarão a ser atores fundamentais no gerenciamento do sistema elétrico, participando ativamente com o gerenciamento da demanda bem como atuando como geradores de energia em sistemas de micro-geração por fontes alternativas, como a fotovoltaica. Este projeto objetiva estudar e desenvolver metodologias para o desenvolvimento de ambientes inteligentes com foco no gerenciamento de energia residencial, considerando a geração fotovoltaica e as restrições da distribuidora de energia, em um sistema de Resposta da Demanda. Espera-se desenvolver protótipos de sistemas inteligentes para automação residencial, já integrados com os sistemas de gerenciamento e controle do sistema de geração solar fotovoltaica instalado no Colégio Politécnico da UFSM.