Entre os dias 10 e 12 de abril, alunos e professores do curso de Sistemas para Internet do Colégio Politécnico, entre outros cursos da UFSM, participaram da “XIX Escola Regional de Banco de Dados no IFRS”, no Campus de Farroupilha. O evento, organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul em 2024, foi uma iniciativa sem fins lucrativos da Sociedade Brasileira de Computação, reunindo instituições de ensino superior da região Sul do Brasil.
O propósito do 19º encontro da Escola Regional de Banco de Dados foi integrar os participantes, promovendo a divulgação e discussão de trabalhos em torno de bancos de dados e áreas relacionadas. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar e discutir pesquisas, interagir com outros profissionais e estudantes da área, além de adquirir conhecimento prático por meio de oficinas ministradas por diversas instituições de ensino superior.
Além de assistir às palestras e atividades programadas, os alunos do curso de Sistemas para Internet apresentaram três artigos durante as Sessões Técnicas:
- – “Detecção de Problemas na Cultura do Morango através de Análise de Imagens”, por Pedro Arthur Pinto da Silva Ortiz e Daniel Lichtnow.
- – “Produção e Comercialização de Produtos da Hortifruticultura no Brasil: Construção de um Dataset”, por Guilherme Alan Mohr, Gustavo Pinto da Silva, Janaína Brandão e Daniel Lichtnow.
- – “Avaliação da Performance de SGBDs na Manipulação de Dados de Séries Temporais”, por Marcelo Costa de Lima e Daniel Lichtnow.
Além disso, o Prof. Dr. Alencar Machado ministrou uma Oficina sobre Versionamento e Migração de banco de dados com Flyway, em colaboração com os alunos Pedro Bilar Montero do curso de Sistemas para Internet e Felipe Amadori Machado do curso de Sistemas de Informação — UFSM, todos do Laboratório de Computação Ubíqua, Móvel e Aplicada (LUMAC).
O objetivo da oficina foi apresentar o Flyway, uma ferramenta de código aberto projetada para facilitar a gestão do versionamento de banco de dados, ou seja, o controle das alterações na estrutura dos bancos de dados.
Abaixo confira mais fotos: