Ir para o conteúdo Tecnologia em Sistemas para Internet Ir para o menu Tecnologia em Sistemas para Internet Ir para a busca no site Tecnologia em Sistemas para Internet Ir para o rodapé Tecnologia em Sistemas para Internet
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

MATRÍCULA 2020/1 – ORIENTAÇÕES



Conforme CALENDÁRIO ACADÊMICO:

17/02/2020 a 21/02/2020: MATRÍCULA – SOLICITAÇÃO: Período para solicitação de matrícula via Portal do Aluno dos veteranos da graduação da pós-graduação, referente ao 1º semestre letivo de 2020.

Observar demais datas no calendário acadêmico disponível em:

https://www.ufsm.br/wp-content/uploads/2019/12/Calend%C3%A1rio-Acad%C3%AAmico-2020-Provis%C3%B3rio-3.pdf

Lembrem-se: disciplina solicitada não quer dizer que será aceita, pois o sistema verifica os pré-requisito.

ATENÇÃO: OBSERVAR O MÍNIMO DE 165 HORAS MATRICULADAS – EXCETO FORMANDOS

ATENÇÃO:

Agora é possível verificar os horários e as vagas restantes na turma no site:

https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/tecnologia-em-sistemas-para-internet/horarios

Horários do curso para 2020/1 no formato pdf e com salas estão em:

https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/tecnologia-em-sistemas-para-internet/wp-content/uploads/sites/491/2019/12/horarios20201.pdf

Salientamos que eventualmente os professores de algumas disciplinas e/ou salas poderão ser alterados 

Seguem instruções sobre a matrícula.

Disciplinas do primeiro semestre do curso são direcionadas para os ingressantes, NÃO aparecem disponíveis na matrícula para os demais alunos. Apenas no FINAL dos ajustes PRESENCIAIS (09/03/2020 a 13/03/2020 segunda a sexta-feira) é que SE SOBRAREM vagas estas serão colocadas a disposição dos demais alunos – a Coordenação fará a comunicação desta disponibilidade e dos procedimentos de matrícula no momento oportuno – na página do curso e/ou por email.

**** Especialmente alunos que ingressaram antes de 2016, devem observar equivalências do currículo. https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/tecnologia-em-sistemas-para-internet/equivalencia-dos-curriculos/

*** DCGS

Está sendo oferecida como DCGs do Curso: 

1) DPADP0094 – INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS (DCG para o currículo 2016 e obrigatória para o currículo 2010). É preciso ter cursado disciplinas de Banco de Dados para cursar.

REFORÇANDO:

Além desta, ver lista de DCGs aceitas (já aprovadas pelo Colegiado, sendo algumas de outros cursos) disponível em:

https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/tecnologia-em-sistemas-para-internet/wp-content/uploads/sites/491/2018/12/DCGsjunho2017.pdf

É possível cursar outras disciplinas, além das que constam na lista – neste sentido, converse com a Coordenação antes de solicitar a matrícula. 

Sobre disciplinas de outros cursos como DCGs ou equivalentes a disciplinas do curso, salientamos que esta solicitação NÃO é feita via Web e conforme o calendário  acadêmico, ocorre entre  16/03/2020 e 17/03/2020 MATRÍCULA EXTRACURRICULAR: Período para o aluno requerer na coordenação do seu curso autorização por meio de formulário para solicitar matrícula em disciplina ofertada por outro curso e encaminhar tal solicitação à coordenação do curso desejado, referente ao 1º semestre letivo de 2020)

 *Formulário para matrícula solicitada em outro curso:

https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/tecnologia-em-sistemas-para-internet/wp-content/uploads/sites/491/2018/12/REQUERIMENTO_DE_MATR%C3%8DUCLA_EXTRACURRICULAR-1.doc

Sobre as disciplinas de outros cursos, agora é possível ver os horários  no site da UFSM: https://www.ufsm.br/disciplinas/

*** AJUSTES ***

02/03/2020 e 03/03/2020- MATRÍCULA – AJUSTE WEB: Período para ajuste de matrícula dos alunos de Graduação e Pós-Graduação nas modalidades presencial e a distância, no Portal do Aluno, referente ao 1º semestre letivo de 2020..

09/03/2020 a 13/03/2020: MATRÍCULA – AJUSTE PRESENCIAL: Período para ajuste de matrícula dos alunos de Graduação e Pós-Graduação, nas coordenações e/ou secretarias de curso, referente ao 1º semestre letivo de 2020.

*** QUEBRA DE PRÉ-REQUISITOS

Em casos MUITO BEM justificados (quase formando, por exemplo) é possível solicitar quebra de pré-requisito para o professor(a) da disciplina e posteriormente para a coordenação, NA SEMANA DE AJUSTES PRESENCIAIS (09/03/2020 a 13/03/2020) usando o formulário disponível  em:

https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/tecnologia-em-sistemas-para-internet/wp-content/uploads/sites/491/2018/12/sol_quebra_requisitos.pdf

Para solicitar, a quebra o aluno deve procurar o professor da disciplina, pessoalmente com o formulário preenchido. Recomendamos que isto seja feito após o carnaval ou no início da semana de ajuste, uma vez que alguns professores ainda estão em férias. Após conseguir a liberação com o professor, o aluno deverá ir até a coordenação pegar a assinatura da coordenação e então levar o formulário até a SECRETARIA ESCOLAR (ATENÇÃO: entregar o formulário na secretaria apenas na semana de ajuste presencial entre os dias 09/03/2020 e 13/03/2020).

Lembramos que a quebra de pré-requisito somente será feita em casos MUITO BEM justificados. Dentre estes casos, estão os de alunos que migraram do currículo 2010 para o 2016 que em algumas situações podem solicitar a quebra de pré-requisito e formandos ou quase formandos.

**** Se surgirem dúvidas, consultar a coordenação.

Avaliação DOCENTE

Pedimos ainda que realizem a avaliação dos professores (Avaliação Docente), via portal do aluno.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-491-394

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes