Processo Seletivo SiSU: O Sistema de Seleção Unificada – SiSU é gerenciado pelo governo federal e para participar é necessário ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, bem como cumprir demais exigências de edital(ais) da UFSM. Com a nota do ENEM, o candidato se inscreve no SiSU e participa da seleção, atentendo, também, às normas dos editais da UFSM.
Transferências: as transferências, tanto de um curso para outro na UFSM (transferência interna), como de outra universidade para a UFSM (transferência externa), resalvados os casos regulados por lei específica, são regidas pelos editais de “Ingresso/Reingresso”, os quais são publicados semestralmente e cujos prazos já estão previstos no Calendário Acadêmico corrente.
Amparo Legal: a transferência por amparo legal é aquela destinada a servidores públicos federais civis ou militares, movimentados ex-officio (necessidade do serviço) extensiva a cônjuges e filhos e dependentes na forma da Lei , independente da existência de vaga.
Processo Seletivo Seriado: (PS2 e PS3) é constituído pelo Processo Seletivo da UFSM (80%) e pelo Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem (20%), considerando-se o escore obtido nas provas objetivas do Enem referente ao ano de 2015, 2014 ou 2013. No Processo Seletivo Seriado, são realizadas provas objetivas referentes ao 2º ano do Ensino Médio ou equivalente (Prova Seletiva 2 – PS 2) e ao 3º ano do Ensino Médio ou equivalente (Prova Seletiva 3 – PS 3) seguida de uma prova de Redação (somente aos candidatos que estiverem realizando a PS 3). O Processo Seletivo Seriado será realizado no dia 20 de dezembro, em 12 municípios-sede: Alegrete, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Frederico Westphalen, Lajeado, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e Cascavel (PR).