O Caminho dos Capitéis é um Projeto realizado em conjunto entre o muncípio de Nova Palma e a Universidade Federal de Santa Maria/Pró-Reitoria de Extensão/Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO/Departamento de Turismo.
O Projeto foi desenvolvido por docentes do Curso de Gestão em Turismo da UFSM: Dalva Maria Righi Dotto (coordenadora); Mônica Elisa Dias Pons (participante); Caroline Ciliane Ceretta (colaboradora); com a contribuição dos bolsistas: Caroline Lescano Christofari, Larissa Vargas Teixeira, Paola Goulart da Silva, Richard Kohler Marczewski, Angela Nicole Lopez Ulloa e Valéria Bones Costa.
Como resultado do Projeto foi publicado um livro catálogo com registro fotográfico e histórico dos 40 capitéis de Nova Palma e, também, a definição de 06 roteiros com material de divulgação da Rota Caminho de Capitéis (folder e banner).
Nova Palma é considerada a Capital dos Capitéis da região, pois em seu território encontram-se muitas capelinhas, que são os principais atrativos do Caminho dos Capitéis. Com a oferta de roteiros para serem percorridos, em partes ou na sua totalidade, a pé, de bicicleta ou com veículo automotor, os visitantes e a própria comunidade tem a possibilidade de realizar passeios com o enfoque de turismo religioso e/ou turismo rural e/ou turismo cultural/arquitetônico.
Os 40 capitéis existentes representam um patrimônio arquitetônico relacionado à cultura e religiosidade dos habitantes de Nova Palma. Localizam-se na Sede e, em sua maioria, em 16 comunidades situadas no interior, em meio a paisagens bucólicas, com uma natureza caracterizada por morros, serras, rios, riachos e uma vegetação originária da Mata Atlântica, proporcionando a serenidade típica dos espaços rurais. Como uma estrutura arquitetônica religiosa cristã de pequenas dimensões, representam agradecimento ou solicitação (promessa) diante de alguma dificuldade. São oriundos de um culto popular transmitido ao longo dos séculos, originalmente na Itália, sendo utilizados como um meio de congregação da comunidade, que utiliza estes locais para oração em grupo ou individualmente.