Ir para o conteúdo Tecnologia em Geoprocessamento Ir para o menu Tecnologia em Geoprocessamento Ir para a busca no site Tecnologia em Geoprocessamento Ir para o rodapé Tecnologia em Geoprocessamento
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Alunos do Curso de Tecnologia em Geoprocessamento visitam o Instituto de Planejamento de Santa Maria

Estudantes exploram estruturas e projetos de planejamento urbano em Santa Maria



Durante a metade do mês de julho, os alunos do quinto semestre do Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento do Colégio Politécnico realizaram uma visita técnica ao Instituto de Planejamento de Santa Maria (IPLAN). A atividade faz parte da disciplina de Diagnóstico e Caracterização Ambiental, ministrada pela professora Claire Delfini Viana Cardoso, com o intuito de integrar os conhecimentos adquiridos no curso à realidade ambiental e promover a troca de experiências.

Alunos com a professora Claire Delfini Viana Cardoso nos corredores do IPLAN

Durante a visita, a turma foi recebida pela equipe gestora do IPLAN, com destaque para a Diretora de Informações, Engenheira Ambiental e Tecnóloga em Geoprocessamento Leila Posser Fernandes. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o Instituto, participando de uma breve conversa sobre sua história, atuação no desenvolvimento e planejamento da cidade de Santa Maria e a importância da comunidade nesse processo.

Visita aproxima alunos da realidade ambiental e urbana de Santa Maria:

O principal objetivo do IPLAN é atender às exigências fundamentais de ordenação da cidade, visando evitar a degradação e a poluição, promovendo o uso de vazios urbanos e a conservação das áreas já utilizadas. Suas atribuições incluem estabelecer, monitorar e atualizar as normativas que regem os espaços urbanísticos de Santa Maria, harmonizando o desenvolvimento econômico, ambiental e social. A missão do Instituto é promover a ordenação e a sustentabilidade municipal, assegurando o desenvolvimento das atividades econômicas e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Os alunos também conheceram as instalações e setores de mapeamento, licenciamentos ambientais e desenvolvimento de projetos cadastrais e urbanísticos, além de discutirem as oportunidades de participação em processos seletivos de estágios e concursos.

Na sequência, os estudantes visitaram a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), onde observaram a preocupação com projetos voltados à melhoria da qualidade ambiental para pessoas e animais de estimação, através da organização detalhada dos processos desenvolvidos pela equipe da Secretaria.

A visita proporcionou aos alunos e à professora uma visão abrangente da organização e do setor de planejamento da cidade, reforçando os conhecimentos adquiridos no curso e oferecendo um enriquecedor momento de aprendizado e troca de experiências.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-486-380

Publicações Recentes