No Parecer CNE/CES nº492/2001 que trata das Diretrizes Curriculares para o Curso de Serviço Social e outros, lê-se relativamente ao perfil dos formandos:
“Profissional que atua nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas de intervenção para seu enfrentamento, com capacidade de promover o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa e propositiva dos usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho”.
Assim, o perfil desejado do egresso pode ser ainda mais delineado e traduzido em termos de competências e habilidades operatórias, como segue:
O perfil desejado do egresso:
1 – Formação ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa;
2 – Atitude investigativa que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento;
3 -Visão crítica e atualizada de mundo e, em particular, consciência dos problemas de seu tempo e de seu espaço;
4 – Compreensão da necessidade de contínuo aperfeiçoamento profissional;
5 – Sensibilidade para as questões sociais e suas interfaces com os vários planos da realidade;
6 – Engajamento efetivo e crítico nas instituições onde atuar, de modo a colocar os serviços dos mesmos em função dos usuários.