No segundo semestre de 2017, o Expresso RP tomou forma e saiu do papel. O projeto, promovido pela coordenação do Curso, tem o objetivo de proporcionar atividades extracurriculares de capacitação para os alunos do Curso de Relações Públicas, considerando complementar as disciplinas e também trazer assuntos demandados pelos acadêmicos. Os eventos acontecem a partir de temas guarda-chuva, chamados de “plataforma” ou “estações”, em alusão a uma rota do conhecimento.
Setembro e outubro foram os meses da Plataforma de Edição. No dia 27 de setembro, das 9h às 12h, no LAPPE, ocorreu o primeiro evento, intitulado “Expresso RP – Edição de Vídeo”. A oficina foi ministrada pelo TAE Rafael Silveira, que apresentou noções básicas sobre o Adobe Premiere e também auxiliou os alunos na prática. Já no dia 06 de outubro, das 14h às 17h, no Laboratório de Informática do prédio 74C, aconteceu a oficina “Expresso RP – Edição de Áudio”, quando o TAE Márcio Echeverria Gomes falou sobre o programa Reaper e também proporcionou espaço para a prática.
Em novembro, o tema foi empreendedorismo. No dia 13, às 9h, no auditório do prédio 67, Gustavo Canova ministrou a palestra “Expresso RP – Empreendedorismo e Precificação em Relações Públicas”. No evento, o Relações Públicas conversou com os alunos sobre modelos de negócio e precificação e alguns métodos que facilitam na hora de empreender, como o Job to Be Done, Design Thinking e Spin Selling. Ao final, Gustavo realizou uma atividade com os presentes que consistia em criar uma empresa e definir seus serviços e preços.
Expresso RP: Oficina de Edição de Vídeo
Expresso RP: Oficina de Edição de Áudio
Expresso RP: Empreendedorismo e Precificação em RP