Neste sábado 24, aconteceu no campus da Universidade Federal de Santa Maria, o Festival Paralímpico, evento que ocorre anualmente em diversas cidades do Brasil, por iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Esta foi a primeira vez que Santa Maria sediou o evento.
Foram oportunizadas três modalidades paralímpicas: atletismo, basquetebol e voleibol, propiciando a inclusão social das pessoas com deficiência através das práticas esportivas.
O Festival Paralímpico teve a participação do acadêmico do curso de Relações Internacionais, Samuel Augusto Seiffert, que na ocasião mencionou a importância deste evento aberto ao público, voltado para a prática de atividades paralímpicas. Segundo Samuel, Santa Maria já dispõe de grande força em projetos com esportes adaptados, o que ajuda a proporcionar uma maior visibilidade acerca das pessoas com deficiência no país, bem como a inclusão das mesmas na sociedade, muitas vezes distante dessa realidade, por nunca terem vivenciado a experiência. E o principal objetivo do Festival foi justamente promover a experimentação esportiva para pessoas com e sem deficiência, de modo que pudessem conhecer de perto os esportes paralímpicos.