Visando proporcionar aprendizado a partir dos relatos de experiência, o curso de Relações Internacionais da UFSM recebeu na última segunda-feira (16), a palestrante Janaína Câmara da Silveira, jornalista e mestre em economia pela UNISINOS, que atuou em portais de notícias na China, de 2007 a 2013, incluindo o Radar China, projeto de sua autoria com a finalidade de discutir as relações sino-brasileiras com foco na realidade chinesa e na análise de temas relevantes para a parceria e para o entendimento sobre a região asiática.
A palestrante dividiu as experiências que viveu no país mais populoso do planeta, aproximando as atividades de jornalista com as relações internacionais. Aspectos da sociedade como imigração, residência e saúde chineses foram debatidos, além da comunicação interna e externa, da linguística e da governabilidade. Atualmente, a pesquisadora também estuda economia digital na China e o desenvolvimento chinês. As relações que dizem respeito ao Brasil, como a forma com que os chineses enxergavam a região brasileira também foram debatidas na ocasião.
Ao final da palestra houve uma rodada de perguntas e um debate de alto nível sobre os rumos da economia chinesa, a questão de Hong Kong, os limites e contradições dos direitos humanos e a inserção dos profissionais de RI nos mercados asiáticos.