Principais novidades
As principais inovações desta reforma curricular visam articular competências das dimensões de conhecimento profissional, prática profissional e engajamento profissional. São elas:
I – Disciplinas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no Ensino;
II – Inserção de ações extensão; e
III – Núcleo de Orientação Discente;
IV – Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) estruturado (PCC + Extensão + Estágios + Instrumentação), com uma só defesa e trabalho registrado no Manancial – Repositório Digital da UFSM.
Nova grade curricular
Grade_Curricular_2023 – clique aqui para visualizar o PDF.
Como será a implementação
O presente currículo do Curso de Química Licenciatura será implementado a partir do 1˚ semestre letivo de 2023 (2023-1), e a sistemática de adaptação curricular será aplicada com base no que segue:
- Alunos com matrícula no curso a partir de 2023/1 ingressarão no novo currículo, para todas as formas de ingresso no curso;
- O currículo proposto será implementado de forma progressiva, garantindo o fluxo completo no currículo original de ingresso, conforme a tabela a seguir.
- A implementação será concluída em 2025-2, de modo que a partir de 2026-1 somente as disciplinas do currículo proposto passarão a ser ofertadas.
- Ao final do semestre 2025-2, os alunos que não integralizaram o curso migrarão compulsoriamente para o currículo novo, adaptando a grade curricular segundo a tabela de equivalência definida no item 4.5 a seguir.
- O aluno do currículo antigo que ingressou anteriormente ao ano de 2023, poderá, voluntariamente, optar pelo currículo novo, manifestando sua intenção por escrito. Neste caso, a migração para o currículo novo ocorrerá mediante adaptação da grade curricular segundo a tabela de equivalência.
- As disciplinas obrigatórias do currículo antigo que não integram e nem possuem equivalência no novo currículo, serão aproveitadas, desde que já cursadas e obtida a aprovação, como Disciplinas Complementares de Graduação (DCG) no novo currículo;
- Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado de Curso que dará o devido encaminhamento aos órgãos competentes, quando necessário.
Fluxo de implementação do currículo 2023.
Equivalências
Tabela de Equivalência – clique aqui para visualizar o PDF.
Pontos relevantes a considerar
- O aluno do currículo 2019 deve ter atenção para as 3 (três) disciplinas da tabela 10, pois elas serão ofertadas de acordo com o fluxo previsto na adaptação. Se não fizer a disciplina quando ofertada, e não concluir o curso até 2025/2 ele será migrado para o novo currículo onde terá que cursar as disciplinas adicionais da tabela 11.
- Ao migrar para para o currículo 2023, todos deverão cursar as disciplinas novas da tabela 11 e integralizar as ações de extensão que correspondem a 310 h.
- Haverá apenas uma defesa pública perante banca: o TCC, cujas normas estão definidas (Normas de TCC).