Ao longo do curso de Química Industrial, o acadêmico deve realizar uma série de Atividades Complementares de Graduação (ACGs), obtendo um mínimo de carga horária para integralização deste componente curricular.
A solicitação do cômputo de ACGs é responsabilidade do acadêmico, e deve ser feita através do Portal do Aluno, na aba “alteração curricular”, opção “requerimento de dispensa” (tutorial disponível aqui). Para isso, é importante antes observar as regras de conversão das horas dos certificados, conforme normativa abaixo.
REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO
1) O Curso de Química Industrial terá no mínimo 90 horas como atividades complementares;
2) Os alunos poderão realizar atividades complementares desde o primeiro semestre do Curso;
3) As atividades complementares aceitas pelo Curso de Química Industrial estão descritas na resolução nº 025/2017, Art. 18;
4) O aluno pode escolher quaisquer atividades complementares prevista na Resolução nº 025/2017, Art. 18;
5) O aproveitamento da carga horária seguirá os seguintes critérios:
Participação em eventos
Semana Acadêmica do curso: 10 horas
JAI UFSM: 10 horas
Evento de abrangência local: 5 horas
Evento de abrangência estadual: 10 horas
Evento de abrangência nacional: 15 horas
Evento de abrangência internacional: 20 horas
Atuação em núcleos temáticos
10 horas
Atividades de extensão
25 horas por semestre letivo (máximo de 75 horas)
Estágios extracurriculares
1 hora para cada 6 horas trabalhadas (máximo de 60 horas)
Iniciação científica e pesquisa
25 horas por semestre letivo (máximo de 75 horas)
Publicação de trabalhos (ou apresentação)
Semana Acadêmica do curso: 10 horas
JAI UFSM: 10 horas
Evento de abrangência local: 5 horas
Evento de abrangência estadual: 10 horas
Evento de abrangência nacional: 15 horas
Evento de abrangência internacional: 20 horas
*O máximo de horas nessa modalidade é de 80 horas.
Participação em órgãos colegiados
3 horas por semestre letivo de participação
Monitoria (ou monitoria voluntária)
25 horas por semestre letivo (máximo de 75 horas)
Participação em Movimento Estudantil
3 horas por semestre letivo de participação (DAQIB, DCE, etc)
Outras atividades
Participação em viagens de estudo: 1 hora para cada 8 horas de participação (máximo de 10 horas)
Organização de eventos: 10 horas por evento
Curso de língua estrangeira: 1 hora para cada 5 horas de curso (máximo de 20 horas)
Curso de aperfeiçoamento na área de formação: carga horária do certificado (máximo de 20 horas)
Participação como ouvinte em defesas de relatório de estágio: 1 hora por defesa (máximo de 10 horas)
6) Ficam estabelecidas as seguintes exigências para o aproveitamento das atividades:
ATIVIDADE COMPLEMENTAR | DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA A SER ANEXADA AO PEDIDO | ||
Participação em eventos | Certificado de participação | ||
Atuação em núcleos temáticos | Certificado de participação | ||
Atividades de extensão | Certificado de participação | ||
Estágio extracurricular | Atestado de participação e apresentação de relatório | ||
Iniciação científica e de pesquisa | Certificado de bolsista (Portal do Aluno) ou nome do projeto e registro no GAP, com declaração do professor orientador constando período de atividades | ||
Apresentação ou publicação de trabalhos | Certificado ou cópia da publicação, contendo pelo menos nome da revista, volume, ano e página inicial da publicação | ||
Participação em órgãos colegiados | Atas de reunião das quais participou | ||
Monitoria | Relatório de atividades do aluno ou certificado | ||
Participação em Movimento Estudantil | Atestado de participação | ||
Participação em viagens de estudos | Declaração do professor responsável contendo freqüência do aluno | ||
Organização de eventos | Atestado de participação | ||
Cursos de língua estrangeira | Certificado com carga horária | ||
Cursos de aperfeiçoamento na área de formação | Certificado com carga horária | ||
Participação como ouvinte em defesas de relatório de estágio | Ata de defesa assinada pelo participante |
7) As Atividades Complementares de Graduação devem ter relação com a área de formação do acadêmico. No entanto, será contabilizado um único certificado/comprovante por aluno que poderá ter temática livre (exceto na modalidade “Curso de Aperfeiçoamento”);
8) Os alunos devem fornecer uma cópia de cada documento apresentado para fins de arquivamento;
9) O controle das atividades é de responsabilidade do Colegiado do Curso, que se reunirá uma vez por semestre para avaliar os documentos apresentados pelo aluno;
10) Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Curso.