Ir para o conteúdo Publicidade e Propaganda Ir para o menu Publicidade e Propaganda Ir para a busca no site Publicidade e Propaganda Ir para o rodapé Publicidade e Propaganda
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Disciplina Complementar de Graduação

As Disciplinas Complementares de Graduação (DCGs) visam a flexibilização da formação do estudante. 

Com elas, o aluno define parte da sua formação profissional de acordo com seus interesses e habilidades.

As DCGs também são compostas por disciplinas de caráter interdisciplinar, abordando conteúdos para formação profissional através da conexão entre diferentes áreas do conhecimento. 

A oferta destas disciplinas é esporádica, de acordo com o desenvolvimento das linhas de conhecimento dos Núcleos de Estruturação e Formação.

Algumas das Disciplinas Complementares de Graduação que compõem o quadro flexível do Núcleo Complementar são:

  • Comportamento do Consumidor e do Cliente;
  • Criação e Gestão de Marcas;
  • Promoção e Merchandising;
  • Publicidade, Cultura e Sociedade;
  • Propaganda Política e Eleitoral;
  • Libras;
  • Práticas Publicitárias I;
  • Práticas Publicitárias II;
  • Práticas Publicitárias III;
  • Práticas Publicitárias IV. 

 

Estas disciplinas podem ser atualizadas conforme haja necessidade, através de análise e aprovação do Colegiado de Curso. O estudante pode fazer sugestões. 

As disciplinas que comporão o quadro complementar desenhadas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Comunicação Social – Relações Públicas, Jornalismo e Produção Editorial estão relacionadas abaixo. O acadêmico, ao cursar uma disciplina constante na oferta curricular dos referidos Cursos, terá automaticamente no seu histórico escolar a entrada da disciplina e sua respectiva carga horária computadas na forma de DCG.

 

  • Teoria e Técnicas de Relações Públicas “N”;
  • RP em Instituições Públicas;
  • Gestão de Projetos Culturais “N”;
  • Auditoria de Mídia “N”;
  • Gestão de Eventos “N”;
  • Assessoria de Relações Públicas I “N”;
  • Comunicação Organizacional “N”;
  • Gestão de Projetos Sociais “N”;
  • Teoria das Relações Públicas “N”;
  • Gestão Web para RP.
  • Introdução ao Jornalismo;
  • Jornalismo Impresso I;
  • Fotojornalismo;
  • Entrevista;
  • Planejamento Gráfico;
  • Jornalismo Especializado;
  • Radiojornalismo I;
  • Jornalismo Impresso II;
  • Teoria do Jornalismo;
  • Jornalismo Digital I;
  • Telejornalismo;
  • Documentário “N”.
  • Fundamentos em Editoração;
  • Gestão e Mercado Editorial;
  • Revisão e Preparação de Originais;
  • Design Editorial;
  • Produção Editorial para Mídias Digitais;
  • Planejamento e Produção Gráfica;
  • Produção Editorial para Revistas;
  • Publicações Digitais;
  • Projeto Experimental em Edição de Livros;
  • Marketing Editorial “N”.
CONSULTE AQUI A LISTA COMPLETA DE DCGS CADASTRADAS. 

Neste site, role para baixo até encontras as disciplinas na categoria  “Qualquer Semestre”.

 

O aluno também poderá buscar disciplinas complementares em outros cursos de graduação da UFSM. 

Alguns dos cursos parceiros são:

  • Artes Visuais
  • Artes Cênicas
  • Música
  • Desenho Industrial – Programação Visual
  • Desenho Industrial – Projeto de Produto
  • Administração
  • Ciências Sociais
  • Direito
  • Psicologia
  • História
  • Letras.

Outros casos deverão ser avaliados pelo Colegiado e as disciplinas deverão ser cadastradas no elenco de DCG do Curso.

O acadêmico de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda terá a obrigatoriedade de cursar, no mínimo, 240 horas em DCG.