As Disciplinas Complementares de Graduação (DCGs) visam a flexibilização da formação do estudante.
Com elas, o aluno define parte da sua formação profissional de acordo com seus interesses e habilidades.
As DCGs também são compostas por disciplinas de caráter interdisciplinar, abordando conteúdos para formação profissional através da conexão entre diferentes áreas do conhecimento.
A oferta destas disciplinas é esporádica, de acordo com o desenvolvimento das linhas de conhecimento dos Núcleos de Estruturação e Formação.
Algumas das Disciplinas Complementares de Graduação que compõem o quadro flexível do Núcleo Complementar são:
- Comportamento do Consumidor e do Cliente;
- Criação e Gestão de Marcas;
- Promoção e Merchandising;
- Publicidade, Cultura e Sociedade;
- Propaganda Política e Eleitoral;
- Libras;
- Práticas Publicitárias I;
- Práticas Publicitárias II;
- Práticas Publicitárias III;
- Práticas Publicitárias IV.
Estas disciplinas podem ser atualizadas conforme haja necessidade, através de análise e aprovação do Colegiado de Curso. O estudante pode fazer sugestões.
As disciplinas que comporão o quadro complementar desenhadas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Comunicação Social – Relações Públicas, Jornalismo e Produção Editorial estão relacionadas abaixo. O acadêmico, ao cursar uma disciplina constante na oferta curricular dos referidos Cursos, terá automaticamente no seu histórico escolar a entrada da disciplina e sua respectiva carga horária computadas na forma de DCG.
- Teoria e Técnicas de Relações Públicas “N”;
- RP em Instituições Públicas;
- Gestão de Projetos Culturais “N”;
- Auditoria de Mídia “N”;
- Gestão de Eventos “N”;
- Assessoria de Relações Públicas I “N”;
- Comunicação Organizacional “N”;
- Gestão de Projetos Sociais “N”;
- Teoria das Relações Públicas “N”;
- Gestão Web para RP.
- Introdução ao Jornalismo;
- Jornalismo Impresso I;
- Fotojornalismo;
- Entrevista;
- Planejamento Gráfico;
- Jornalismo Especializado;
- Radiojornalismo I;
- Jornalismo Impresso II;
- Teoria do Jornalismo;
- Jornalismo Digital I;
- Telejornalismo;
- Documentário “N”.
- Fundamentos em Editoração;
- Gestão e Mercado Editorial;
- Revisão e Preparação de Originais;
- Design Editorial;
- Produção Editorial para Mídias Digitais;
- Planejamento e Produção Gráfica;
- Produção Editorial para Revistas;
- Publicações Digitais;
- Projeto Experimental em Edição de Livros;
- Marketing Editorial “N”.
CONSULTE AQUI A LISTA COMPLETA DE DCGS CADASTRADAS.
Neste site, role para baixo até encontras as disciplinas na categoria “Qualquer Semestre”.
O aluno também poderá buscar disciplinas complementares em outros cursos de graduação da UFSM.
Alguns dos cursos parceiros são:
- Artes Visuais
- Artes Cênicas
- Música
- Desenho Industrial – Programação Visual
- Desenho Industrial – Projeto de Produto
- Administração
- Ciências Sociais
- Direito
- Psicologia
- História
- Letras.
Outros casos deverão ser avaliados pelo Colegiado e as disciplinas deverão ser cadastradas no elenco de DCG do Curso.
O acadêmico de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda terá a obrigatoriedade de cursar, no mínimo, 240 horas em DCG.