Ir para o conteúdo Publicidade e Propaganda Ir para o menu Publicidade e Propaganda Ir para a busca no site Publicidade e Propaganda Ir para o rodapé Publicidade e Propaganda
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Atividade Complementar de Graduação

Tutorial de Registro de ACGs – a solicitação de registro de ACG é feita via Portal do Aluno, no menu Alteração Curricular\Requerimento de Dispensa. Saiba mais no Tutorial de Registro de ACGs.

Observe na tabela abaixo, as principais atividades complementares que você pode realizar e qual a carga horária máxima que poderá ser validada para cada atividade. 

Categoria de Atividade Carga horária máxima
Bolsa/Voluntário PET 120h/ano
Monitoria 60h/bolsa
Programa de iniciação científica – BOLSISTA   90h/projeto
Programa de iniciação científica – PARTICIPANTE – voluntário 60h/projeto
Projetos de ensino e extensão – BOLSISTA   90h/projeto
Projetos de ensino e extensão – PARTICIPANTE – voluntário  60h/projeto
Cursos extracurriculares   90h
Congressos nacionais ou internacionais como participante 90h
Congressos nacionais e/ou internacionais como apresentador de trabalho   sem limite
Apresentação de trabalhos em jornadas acadêmicas, seminários, simpósios, e outros eventos da área   sem limite
Como participante/ouvinte em jornadas acadêmicas, seminários, simpósios, congressos e outros eventos da área   90h
Como organizador de evento – o evento deve ter no mínimo 15h   30h/evento
Resumo publicado em anais de congressos regionais, estaduais, nacionais ou internacionais   30h/resumo
Artigo completo publicado em revista nacional e/ou internacional da área   60h/artigo completo
Colaborador em atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão   30h/modalidade sem limite total
Como colaborador em atividades desenvolvidas no âmbito dos Cursos de Comunicação Social e órgãos suplementares da Instituição na forma de trabalho voluntário   120h
Participação em Colegiado   30h/participação
Membro do Diretório Acadêmico   30h/participação
Estágios extracurriculares   120h/ano

Como Atividade Complementar de Graduação, o acadêmico deverá participar das atividades promovidas no ensino, na pesquisa e na extensão, possibilitando o contínuo aperfeiçoamento e a atualização dos conteúdos curriculares. A principal característica da ACG deverá ser o estímulo para:

  1. desenvolvimento de atividades orientadas nos laboratórios dos Cursos de Comunicação Social, como bolsistas ou como colaboradores;
  2. participação em programas e projetos de pesquisa, como bolsistas ou colaboradores;
  3. participação em programas e projetos de extensão, como bolsistas ou colaboradores;
  4. participação nos grupos de pesquisa e grupos de estudo orientados por professores do Departamento de Ciências da Comunicação;
  5. participação no Programa de Educação Tutorial (PETCOM), como bolsistas ou voluntários;
  6. participação em eventos científicos;
  7. realização de publicações;
  8. cursos de curta duração complementares à Publicidade e Propaganda.

As ACGs responderão por 180 horas curriculares no mínimo, observadas as seguintes normas que seguem.

“As diferentes atividades que compõem a carga horária das ACG foram definidas pelo Colegiado do Curso segundo a ata 6º/2013 aprovada em sessão extraordinária no dia 24 de julho de 2013. Foram aprovados e passam a valer os seguintes critérios de aproveitamento:

1- Programas de incentivo à formação acadêmica

 

  • Programa Especial de Treinamento (PET): o aluno petiano bolsista obterá, observando a data de ingresso no programa, 120 horas anuais de aproveitamento nas atividades desenvolvidas. O aluno voluntário terá a mesma carga horária computada, salvo recomendações do tutor. O aluno deverá apresentar relatório final encaminhado ao professor tutor ou relatório segundo ficha modelo fornecida pela coordenação.
  • Monitoria: nesta modalidade o acadêmico obterá 60 horas por bolsa de monitoria, entendendo sua prática nos laboratórios de ensino e no auxílio de atividades didáticas orientadas pelos professores do departamento. O aluno deverá apresentar relatório final encaminhado ao professor responsável ou relatório segundo ficha modelo fornecida pela Coordenação.
  • Programa de iniciação científica: como bolsista, o aluno obterá 90 horas a cada projeto/bolsa envolvido. Como participante, o acadêmico obterá 60 horas a cada projeto/grupo envolvido. Não há limite de horas para esta modalidade. O aluno deverá apresentar cópia do relatório final encaminhado ao Coordenador da pesquisa/grupo ou relatório segundo ficha modelo fornecida pela Coordenação.
  • Projetos de ensino e extensão: como bolsista, o aluno obterá  90 horas a cada projeto/bolsa envolvido Como participante, o acadêmico obterá 60 horas a cada projeto envolvido. Não há limite de horas para esta modalidade.  O aluno deverá apresentar cópia do relatório final encaminhado ao Coordenador do projeto ou relatório segundo ficha modelo fornecida pela Coordenação.

 

2- Eventos e forma de participação

 

  • Cursos extracurriculares (línguas, informática, etc): caberá ao Colegiado do Curso analisar a vinculação do tema e a carga horária do curso. Nessa modalidade, a atribuição máxima será de 90 horas. A atividade deve ser realizada depois do ingresso no Curso e o aluno deverá apresentar relatório segundo ficha modelo fornecida pela Coordenação.
  • Congressos nacionais ou internacionais como participante: a atribuição máxima será de 90 horas. A carga horária computada será a registrada no certificado do aluno. A atividade deve ser realizada depois do ingresso no Curso e o aluno deverá apresentar relatório segundo ficha modelo fornecida pela Coordenação.
  • Congressos nacionais e/ou internacionais como apresentador de trabalho: sem limites de horas para esta modalidade. A carga horária computada será a registrada no certificado do aluno. A atividade deve ser realizada depois do ingresso no Curso e o aluno deverá apresentar relatório segundo ficha modelo fornecida pela Coordenação.
  • Apresentação de trabalhos (ministrante de curso, expositor) em jornadas acadêmicas, seminários, simpósios, e outros eventos da área: sem limites de horas para esta modalidade. A carga horária computada será a registrada no certificado do aluno. A atividade deve ser realizada depois do ingresso no curso e o aluno deverá apresentar relatório segundo ficha modelo fornecida pela coordenação.
  • Como participante/ouvinte em jornadas acadêmicas, seminários, simpósios, congressos e outros eventos da área: a atribuição máxima será de 90 horas nesta modalidade. A carga horária computada será a registrada no certificado do aluno. A
  • atividade deve ser realizada depois do ingresso no Curso e o aluno deverá apresentar relatório segundo ficha modelo fornecida pela Coordenação.
  • Como organizador de evento: o evento deve ter no mínimo 15 horas e será atribuída a carga horária de 30 horas por evento organizado.

 

3- Publicações

 

  • Resumo publicado em anais de congressos regionais, estaduais, nacionais ou internacionais: o aluno obterá 30 horas para cada resumo publicado como autor ou co-autor. A atividade deve ser realizada depois do ingresso no Curso e o aluno deverá apresentar cópia da publicação oficial e relatório segundo ficha modelo fornecida pela Coordenação. O tema deverá ser na área e sua validade será analisada pelo Colegiado do Curso.
  • Artigo completo publicado em revista nacional e/ou internacional da área: o aluno obterá 60 horas para cada artigo completo publicado como autor ou co-autor. A atividade deve ser realizada depois do ingresso no Curso e o aluno deverá apresentar cópia da publicação oficial, cópia da ficha técnica e do índice, além de relatório segundo ficha modelo fornecida pela Coordenação. O tema deverá ser na área e sua validade será analisada pelo Colegiado do Curso.

 

4- Como colaborador em atividades do Curso

 

  • Colaborador em atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão: O aluno que participou como colaborador no desenvolvimento de atividades de iniciação científica, de extensão e/ou de ensino, junto a projetos registrados e desenvolvidos no respectivo Curso, pode obter a atribuição de 30 horas para cada uma das modalidades, não havendo limite de horas nessa categoria. Para pedir aproveitamento, o aluno deverá fazer relatório das atividades, de acordo com ficha modelo fornecida pela Coordenação e anexar cópia de atestado emitida pelo orientador da atividade.
  • Como colaborador em atividades desenvolvidas no âmbito dos Cursos de Comunicação Social e órgãos suplementares da Instituição na forma de trabalho voluntário: O aluno que participou como colaborador nos lugares acima citados poderá pedir aproveitamento de até 120 horas nessa categoria, sendo o mínimo de 30 horas para a execução de atividades supervisionadas por professores do Departamento. Para pedir aproveitamento, o aluno deverá fazer relatório das atividades, de acordo com ficha modelo fornecida pela Coordenação e anexar cópia de atestado emitida pelo professor responsável.

 

5- Participação em órgãos colegiados e diretórios acadêmicos

 

O aluno obterá, para cada participação comprovada mediante portaria, 30 horas em Atividade Complementar de Graduação. Para pedir aproveitamento, o aluno deverá fazer relatório das atividades, de acordo com ficha modelo fornecida pela Coordenação e anexar cópia da portaria.

 

O aluno obterá, para cada participação como membro do Diretório Acadêmico, comprovada mediante ata, 30 horas em Atividade Complementar de Graduação. Para pedir aproveitamento, o aluno deverá fazer relatório das atividades, de acordo com ficha modelo fornecida pela Coordenação e anexar cópia da ata de posse.

 

6- Estágios extracurriculares

           

O aluno poderá obter o máximo de 120 horas anuais em estágio extracurricular mediante a apresentação de contrato com a empresa/entidade assistida e relatório final da atividade. Deverá ser observada a assinatura do responsável pelo aluno na empresa, que deverá ser um profissional da área de Comunicação. Para pedir aproveitamento, o aluno deverá fazer relatório das atividades, de acordo com ficha modelo fornecida pela Coordenação e anexar cópia do contrato e relatório de estágio”.