Ir para o conteúdo Produção Editorial Ir para o menu Produção Editorial Ir para a busca no site Produção Editorial Ir para o rodapé Produção Editorial
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Registro de ACGs

Para completar a integralização curricular, além de cursar as disciplinas, o acadêmico deve realizar no mínimo 180 horas de ACGsAtividades Complementares de Graduação.

A solicitação de registro das ACGs deve ocorrer quando o acadêmico estiver em vias de conclusão do curso, ou seja, está no último semestre do curso. Solicitações fora deste prazo não serão consideradas. 

PARA QUE A COORDERNAÇÃO POSSA VERIRIFCAR AS AGCs  o acadêmico deve enviar tanto o FORMULÁRIO descritivo para o email da Coordenação do Curso,  quanto o PROCESSO ELETRÔNICO via Portal do Aluno, conforme descrição abaixo. LEMBRE-SE, só realize ambos quando já tiver as 180 horas de ACG.

ACONSELHAMOS a enviar cada solicitação (cada certificado) individualmente, pois, em caso de erro, apenas um certificado será indeferido, e não todo o conjunto.

Modalidades e cargas horárias máximas para registro de ACG

De acordo com o PPC do curso de Produção Editorial, podem ser validadas as seguintes modalidades de ACGs. É preciso atentar para as regras e o número de horas máximo permitido por modalidade.

  • Bolsa/Voluntário PET (Máximo: 120h/ano)
  • Monitoria (Máximo: 60h/bolsa)
  • Programa de iniciação científica – BOLSISTA (Máximo: 90h/projeto)
  • Programa de iniciação científica – PARTICIPANTE – voluntário (Máximo:60h/projeto)
  • Projetos de ensino e extensão – BOLSISTA (Máximo: 90h/projeto)
  • Projetos de ensino e extensão – PARTICIPANTE – voluntário (Máximo:60h/projeto)
  • Cursos extracurriculares (Máximo: 90h)
  • Congressos nacionais ou internacionais (participante) (Máximo: 90h)
  • Congressos nacionais e/ou internacionais (apresentador de trabalho) (Máximo: sem limite)
  • Jornadas acadêmicas, seminários, simpósios, e outros eventos da área (Apresentação de trabalhos) (Máximo: sem limite)
  • Jornadas acadêmicas, seminários, simpósios, congressos e outros eventos da área (Participante/ouvinte) (Máximo: 90h)
  • Organizador de evento – o evento deve ter no mínimo 15h (Máximo: 30h/evento)
  • Resumo publicado em anais de congressos regionais, estaduais, nacionais ou internacionais (Máximo: 30h/resumo)
  • Artigo completo publicado em revista nacional e/ou internacional da área (Máximo: 60h/artigo completo)
  • Colaborador em atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão (Máximo: 30h/modalidade – sem limite total)
  • Como colaborador em atividades desenvolvidas no âmbito dos Cursos de Comunicação Social e órgãos suplementares da Instituição na forma de trabalho voluntário (Máximo: 120h)
  • Participação em Colegiado (Máximo: 30h/participação)
  • Membro do Diretório Acadêmico (Máximo: 30h/participação)
  • Estágios extracurriculares (Máximo: 120h/ano)

ATENÇÃO: as categorias de ACG do PPC do Curso e as categorias do sistema da UFSM são diferentes, VEJA o link abaixo para entender as correlações entre as categorias para a ACG não ser indeferida por estar na categoria errada.

VEJA A CORRELAÇÃO entre as categorias do PPC e do Portal Discente:

https://docs.google.com/document/d/13Lmw3Wx270AJc5yGqkv7cr6TNcBwbUuggqlKtx4zuiI/edit?usp=sharing

Instruções para pedido de validação de ACGs

  1. Preencher o formulário abaixo disponível para download (NO ANEXO no fim desta página). Para cada categoria de atividade pode haver mais de uma atividade realizada. Exemplo: Em “ACG 73039 Apresentação de Trabalhos” pode ser solicitado aproveitamento de 02 (duas) ou mais apresentações. Deve ser observado, no entanto, o número máximo de horas permitido no regulamento.
  2. Entrega da solicitação por email para a Coordenação de curso, com o formulário devidamente preenchido. A entrega do formulário é o instrumento que formaliza a solicitação do aluno e permite a coordenação acompanhar a validação da carga horária no sistema eletrônico;
  3. Comprovantes: os certificados, atestados e relatórios exigidos, conforme regulamento, devem ser cadastrados via Portal do Aluno, conforme o tutorial.
  4. Com o formulário e comprovantes, a Coordenação realiza a análise dos documentos, conforme as regras expressas no PPC do curso, e realiza registro da carga horária de ACG no sistema.

 

Certificados da UFSM

Certificados de atividades de ensino, pesquisa e extensão realizados pelo estudante na UFSM podem ser localizados, entre outras opções, em dois ambientes digitais:

Portal de Projetos – é preciso fazer o login com matrícula e senha.

Certificados Web – a busca deve ser realizada por nome e sobrenome. Pode haver variações de registro para uma mesma pessoa. Por exemplo, alguns certificados estarem com o nome completo e outros apenas com um dos sobrenomes.

 

Para ler sobre as AGCs no Projeto Pedagógico do Curso entre em: https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/producao-editorial/projeto-pedagogico

Anexos