Ir para o conteúdo Produção Editorial Ir para o menu Produção Editorial Ir para a busca no site Produção Editorial Ir para o rodapé Produção Editorial
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Orientações sobre matrículas em Produção Editorial 2022/1

Informações sobre as matrículas para o primeiro semestre letivo de 2022.



A Coordenação do curso de Comunicação Social – Produção Editorial orienta sobre as matrículas para o primeiro semestre letivo de 2022, o qual segue as instruções da Resolução 79/2022 da UFSM e da Instrução Normativa N. 01/2022.

A solicitação de matrícula e os ajustes de matrícula, para estudantes regulares do curso, bem como as matrículas extracurriculares referentes ao primeiro semestre letivo de 2022, devem ser realizadas pelo Portal do Aluno, nas datas descritas pelo Calendário Acadêmico

Horários de disciplinas ofertadas podem ser consultados no site do curso ou na planilha da Oferta PE 2022, a qual indica também a modalidade (presencial ou remota) das disciplinas. Havendo alteração, os estudantes serão comunicados. Os locais de aula serão posteriormente informados.

Disciplinas em outros cursos da UFSM e/ou saldo de vaga em disciplinas podem ser consultados no site: https://www.ufsm.br/disciplinas

Informações sobre serviços institucionais (RU, Biblioteca, Casa do Estudante, etc) devem ser buscadas no site e redes sociais da UFSM.

Sobre a vacinação:  https://www.ufsm.br/2022/03/17/ufsm-publica-normativa-que-regulamenta-o-controle-vacinal-na-instituicao/

 

Orientações sobre as matrículas

Nesta oferta os pré-requisitos foram flexibilizados, porém é importante que o estudante busque seguir as recomendações de matrícula expressas pela Coordenação.

Estudantes do 1º semestre

As matrículas são realizadas automaticamente pelo Derca. 
Todas as disciplinas regulares serão ofertadas. Consulte a planilha com os horários da Oferta planejada para o semestre.

 

Estudantes do 3º semestre

Todas as disciplinas regulares serão ofertadas. Consulte a planilha com os horários da Oferta planejada para o semestre.

Está com disciplina de semestres anteriores atrasada? Busque recuperar, fazendo matrícula.

 

Estudantes do 5º semestre

Algumas disciplinas regulares não serão ofertadas, por falta de docente e/ou falta de espaço físico. Essas disciplinas serão recuperadas oportunamente.

Consulte a planilha com os horários da Oferta planejada para o semestre.

Oferta especial das disciplinas Produção Audiovisual (3º semestre) e Planejamento e Produção Gráfica (4º semestre).

Está com disciplina de semestres anteriores atrasada? Busque recuperar, fazendo matrícula.

Quer adiantar alguma disciplina? Faça Economia Política da Comunicação (7º semestre). Havendo saldo de vagas e possibilidade de horário, curse Produção e Tratamento de Imagem (3º semestre), Projeto Experimental em Edição de Livros (regular do 5º, mas em oferta especial para 7º semestre) ou Projeto Experimental em Revistas Científicas (7º semestre).

 

Estudantes do 7º semestre

Todas as disciplinas regulares serão ofertadas.

Consulte a planilha com os horários da Oferta planejada para o semestre.

Oferta especial das disciplinas Produção Audiovisual (3º semestre), Planejamento e Produção Gráfica (4º semestre) e Projeto Experimental em Edição de Livros (5º semestre). 

Recuperação da parte prática da disciplina de Produção e Tratamento de Imagem para estudantes com matrícula da turma 2020/1 (incompleto), não sendo necessário realizar nova matrícula. O docente entrará em contato com a turma e irá estabelecer o cronograma de recuperação de atividades e a conclusão da disciplina. Caso não receba mensagem o estudante deve contatar o docente por e-mail na primeira semana do início das aulas. Nesta modalidade, o estudante deverá cumprir com os prazos estabelecidos na entrega das tarefas determinadas pelo professor, podendo utilizar espaços laboratoriais para realização das atividades práticas pendentes.

 

E o TCC? (Teorias Aplicadas em Comunicação I e Teorias Aplicadas em Comunicação II)

As matrículas em TAC I e TAC II serão realizadas de 11 a 18 de abril de 2022, mediante solicitação por e-mail do estudante à Coordenação de Curso, indicando nome do professor orientador.

As orientações de TCC ocorrerão conforme acordo entre professor e estudante (remoto ou presencial).

 

TAC I

Estudantes regulares do 7º semestre devem aguardar a indicação de orientador, a qual será realizada em decisão do Colegiado, a partir dos pré-projetos desenvolvidos na disciplina de Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação II em 2021/2.
Demais estudantes devem contatar previamente os docentes e havendo aceite de orientação, encaminhar pedido de matrícula para a Coordenação.

 

TAC II 

Com aceite prévio do orientador, estudante deve solicitar a matrícula por email à Coordenação de Curso.

Para troca de orientador: estudante e orientador atual devem entrar em acordo sobre o desligamento da relação de orientação. A Coordenação de curso deve ser formalmente comunicada, por e-mail, sobre essa decisão. Estudante deve contatar orientador futuro e coordenação sobre aceite, para confirmação dos trâmites para matrícula.

 

DCGs – Disciplinas Complementares de Graduação

Não há oferta de DCGs neste semestre. Porém, qualquer disciplina específica de outros cursos da FACOS ou disciplinas de outros cursos da UFSM que tenham aderência com a área de Comunicação podem ser validadas como DCG.

 

Disciplinas incompletas 2020/1

 Para tentar concluir disciplinas que ficaram em situação incompleta (2020/1) sem realizar nova matrícula, orienta-se que o estudante entre em contato com o docente atual da disciplina via e-mail, com cópia à coordenação, no prazo de até 1 semana a partir do início das aulas (até 18/05). O docente avaliará a situação e, em caso, de concordância irá estabelecer o cronograma de recuperação de atividades e a conclusão da disciplina. Caso o docente avalie como inviável a recuperação desta forma, o estudante deverá solicitar matrícula na disciplina, mediante saldo de vagas.

 

SAC – principais dúvidas


Não desejo cursar o semestre. O que faço?

Deve realizar trancamento total no Portal do Aluno até 20 de maio de 2022.  

 

Solicitei uma disciplina no Portal do Aluno, como vou saber se foi aceita?

É responsabilidade do estudante verificar se as solicitações de matrícula e seus ajustes foram aceitas pelo sistema, consultando o Histórico Escolar ou a grade de horários do semestre. É preciso atentar para as datas de processamento de matrícula web, em especial, no período de ajuste. Os processamentos de matrícula são realizados pelo Derca.

 

Minha matrícula foi negada por falta de vagas, e agora?

Estudantes regulares do curso de Produção Editorial que tiverem matrícula negada por saldo de vaga, em disciplinas obrigatórias do curso, devem contatar a coordenação entre 11 e 14 de abril de 2022 via e-mail (coordenacaope.ufsm@gmail.com) informando nome, número de matrícula e disciplina.

Devido às indicações da Resolução 79/2022, os espaços físicos estão limitados. Havendo condições de ampliação de vagas, a Coordenação irá avaliar e efetuará a matrícula via secretaria.

 

E as aulas serão presenciais ou remotas?

As aulas serão, em sua maioria, PRESENCIAIS. Algumas disciplinas serão no formato remoto, seguindo a legislação de EAD, conforme indicado na planilha.

Vale lembrar que EAD não é REDE/UFSM. Atente à resolução a respeito.  https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/instrucoes-normativas-prograd/

 

E as presenças?

Nas disciplinas presenciais será cobrada presença em sala de aula. Nas disciplinas com carga horária EAD, não há reprovação por frequência e os estudantes terão seu aproveitamento validado pela realização das atividades, conforme Resolução: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/proplan/resolucao-ufsm-n-079-2022/

 

Posso me matricular em disciplinas diferentes no mesmo horário, sendo uma EAD e outra presencial?

Não é possível se matricular nas disciplinas EAD e presencial ofertadas no mesmo horário. É preciso optar por uma ou outra.

 

Datas importantes 

As matrículas seguem as datas estabelecidas no Calendário Acadêmico, as quais estão logo abaixo descritas.

21 a 28 de março: solicitação de matrículas no Portal do Aluno.

29 de março: processamento de matrícula. Conferir no Portal do Aluno (histórico ou horários) se as disciplinas solicitadas foram aceitas.

30 a 31 de março: ajuste de matrículas no Portal do Aluno. Período para alunos do curso incluir ou excluir disciplinas ofertadas em Produção Editorial e também disciplinas ofertadas por outros cursos da FACOS (Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda).

1º de abril: processamento de matrícula. Conferir no Portal do Aluno (histórico ou horários) se as disciplinas solicitadas foram aceitas.

11 a 14 de abril: período para reajuste de matrícula no Portal do Aluno e/ou secretaria do curso em data a ser confirmada. Neste período casos especiais serão atendidos por e-mail enviado para a Coordenação de Produção Editorial.

11 de abril: início das aulas.

18 a 19 de abril: período referente à matrícula extracurricular. Ou seja, para solicitar disciplinas de outros cursos da UFSM e para alunos de outros cursos solicitarem matrícula em disciplinas de Produção Editorial com saldo de vagas. Será via Portal do Aluno, com análise das coordenações e processamento realizado até 20 de abril de 2022.

20 de maio: data limite para solicitar trancamento total (curso/semestre) via Portal do Aluno ou trancamento parcial (disciplinas) via Coordenação de curso.

20 de agosto: término das aulas.

22 a 27 de agosto: período destinado às avaliações finais (exame).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-468-1052

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes