Não é de hoje que o mercado demonstra uma demanda crescente por profissionais aptos para lidar com as pluralidades do processo criativo em suas diversas formas, seja na produção de livros, ebooks, revistas, e, mais recentemente, websites, filmes, séries e conteúdo para redes sociais. Mas o que torna um profissional capacitado para realizar essas funções? E, mesmo sendo uma profissão antiga e um curso essencial, será que as pessoas de fora do curso entendem o que é Produção Editorial?
Até os anos 2000, apenas duas universidades, entre as públicas, formavam produtores e editores no Brasil, um número expressivamente limitado, considerando o tamanho do país. A formação era concentrada em instituições de ensino na região Sudeste, entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e era clara a necessidade da preparação de novos profissionais. A partir deste cenário, surge, em 2010, na Universidade Federal de Santa Maria, o curso de Comunicação Social – Produção Editorial.
Por ser um curso novo, os primeiros alunos a ingressar enfrentaram dificuldades para explicar o que estavam cursando na faculdade. Até mesmo hoje, depois da primeira década do curso na instituição, muitos de nós já desistiram de explicar e apelam para as saídas mais fáceis e seguras como “Faço Comunicação Social”, que é a forma mais simplificada de esclarecer a grande área de conhecimento da Produção Editorial.
Isso é fácil de notar quando conversamos com nossos colegas e compartilhamos histórias parecidas de como nossos familiares e amigos reagem ao ouvirem o nome do curso. Uma de nossas graduandas do 6° semestre, Antônia Haag, por exemplo, conta que, pouco antes de entrar na universidade, escolheu, junto de mais dois amigos, apresentar a faculdade em uma aula sobre profissões na escola, e que, ao final da apresentação, viu seu amigo publicar uma foto contando que acabou de falar sobre o que é “Edição Editorial”.
Marcelo Fonseca, aluno do 4º semestre de Produção Editorial, faz um relato sobre o dia em que saiu do tradicional trote dos bixos com “PE” escrito na testa e foi abordado pelo vizinho, que educadamente lhe questionou sobre o curso ao qual havia ingressado. Ao sanar a dúvida, recebeu um: “Ah! Produção Industrial!” como resposta. O egresso Marcos Oliveira comenta que, ao se alistar no serviço militar, precisou explicar para os membros do quartel o que estava estudando.
Além disso, PE é também comumente relacionado a outros cursos de Comunicação Social. Uma entrevistada conta que, no dia de sua formatura, a família levou uma tradicional faixa de celebração pela sua conquista, e nela lia-se: “Parabéns! Você será uma ótima jornalista!” Vários dos relatos coletados confirmaram essa perspectiva, alguns pais acreditam que o filho está cursando Jornalismo ou Publicidade e Propaganda.
Embora estejam todos sempre em constante contato com os frutos da produção editorial, poucos param para pensar sobre todo o processo pelo qual um produto passa, seja ele impresso, eletrônico ou digital. E é justamente o que a produção editorial engloba, sendo responsável por transformar e desenvolver uma ideia, na forma de um conteúdo editorial, que ganha vida a poderá ser disponibilizado em variadas plataformas, como o papel e os dispositivos móveis.
A área abrange diversos setores, como a produção de livros impressos e digitais, audiovisuais, websites e aplicativos para dispositivos móveis, sendo o profissional muitas vezes preparado até mesmo para o marketing do conteúdo produzido. Ou seja, não é à toa que o curso está associado à imagem de um camaleão, animal definido para representar o curso da UFSM devido às suas habilidades de se camuflar e se ambientar em diversas situações e locais, assim como um produtor editorial.
Diversificado e inovador, o curso de Produção Editorial abre um mundo de possibilidades para todos aqueles apaixonados por produção de conteúdo. A UFSM, com nota 4 pelo MEC, oferece um ótimo começo para o profissional.
Celebramos 10 anos de Produção Editorial na UFSM com diversas situações divertidas advindas do desconhecimento do curso, mas PE vem crescendo, aparecendo em grandes eventos da comunicação, como o Intercom, recebendo boas avaliações e fazendo parcerias com outras universidades. Esperamos que, na comemoração de duas décadas do curso, PE seja mais conhecido e, talvez, por isso, tenhamos menos histórias para contar.
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