A Coordenação do curso de Comunicação Social – Produção Editorial orienta sobre as matrículas para o primeiro semestre letivo de 2021, o qual adotará o regime remoto – REDE, conforme definição da UFSM.
A solicitação de matrícula e os ajustes de matrícula, para estudantes regulares do curso, bem como as matrículas extracurriculares referentes ao primeiro semestre letivo de 2021 – REDE serão realizadas pelo Portal do Aluno, nas datas descritas pelo Calendário Acadêmico.
Horários de disciplinas ofertadas podem ser consultados no link.
Disciplinas em outros cursos da UFSM e/ou saldo de vaga em disciplinas podem ser consultados no site: https://www.ufsm.br/disciplinas
Orientações sobre as matrículas
Não desejo cursar o semestre em REDE. O que faço?
Estudantes com BSE que optarem por não cursar 2021/1 – REDE, deverão enviar e-mail à Coordenação (coordenacaope.ufsm@gmail.com) solicitando matrícula em SOD até 25 de maio de 2021.
Demais estudantes devem realizar trancamento total no Portal do Aluno. Em virtude da pandemia de Covid-19, no período em que as atividades presenciais estiverem suspensas, o número de trancamentos totais não será contabilizado no limite máximo permitido pelo curso.
Qual orientação para quem optou por não concluir as disciplinas em 2020/1 e resolveu esperar o Calendário Suplementar?
Como ainda não há definição sobre o Calendário Suplementar, o curso optou por ofertar em 2021/1 apenas disciplinas que possam ser integralmente cursadas em REDE, sem prejuízo ao aprendizado. Ou seja, as atividades teórico e práticas são adaptadas para o ensino remoto, conforme documento apensado ao PPC do curso. A Resolução 024/2020 prevê a possibilidade de recuperação das disciplinas pelos alunos, de modo que o que já foi realizado pode ser aproveitado.
É recomendado que estudantes que não acompanharam alguma disciplina em 2020/1 (situação “incompleto”) realizem nova matrícula na turma 2021/1. Isso permite recuperar a disciplina em sua totalidade, sem a necessidade de esperar o período suplementar (ainda sem previsão).
Estudantes que acompanharam parcialmente alguma disciplina em 2020/1 (situação “incompleto”), por exemplo, acompanhou as aulas, mas não entregou todas as tarefas avaliativas, têm duas opções:
- efetivar nova matrícula em 2021/1, para acompanhar novamente a disciplina, revisando os conteúdos e realizando as atividades. É possível solicitar ao docente que “valide” as avaliações já realizadas em 2020/1. Esta solicitação deve ser realizada pelo estudante diretamente ao professor (sugere-se e-mail com cópia a coordenação de curso) no início das aulas. Importante: a disciplina deve ser ministrada pelo mesmo docente.
- não realizar nova matrícula e entrar em contato com o docente responsável pela disciplina ofertada em 2020/1 para solicitar a recuperação de atividades e a conclusão da disciplina. Sugere-se que este contato seja realizado por e-mail com cópia a coordenação de curso na primeira semana do início das aulas. O docente irá avaliar as atividades já realizadas pelo aluno no 2020/1 e elaborar um cronograma de atividades relacionado à recuperação da disciplina. Nesta modalidade, o estudante deverá cumprir com os prazos estabelecidos na entrega das tarefas determinadas pelo professor.
Sou provável formando (7º semestre) e a carga horária prática de algumas disciplinas cursadas em 2020 ficaram pendentes para o Calendário Suplementar. Quando haverá a recuperação dessas disciplinas?
No caso específico dos formandos, serão planejadas formas de recuperação da carga prática das disciplinas pendentes para o segundo semestre letivo de 2021, de modo a permitir a integralização curricular e formatura no prazo regular.
E o TCC? (Teorias Aplicadas em Comunicação I e Teorias Aplicadas em Comunicação II)
As matrículas em TAC I e TAC II serão realizadas na semana de 27 de abril a 10 de maio de 2021, mediante solicitação por e-mail do estudante à Coordenação de Curso. Algumas orientações específicas seguem:
Estudantes que estavam matriculados em TAC 1 ou TAC 2 em 2020/1 e/ou 2020/2:
- Se TAC 1 não foi concluído: efetivar nova matrícula em TAC 1;
- Se TAC 1 foi concluído e TAC 2 não foi concluído, mas há perspectiva de defesa até início de junho: matricular em SOD (caso estudante não tenha nenhuma outra disciplina para cursar);
- Se TAC 1 foi concluído e TAC 2 não foi concluído e a perspectiva de defesa é até fim do semestre (03 de setembro): matricular em TAC 2;
- Para troca de orientador: estudante e orientador atual devem entrar em acordo sobre o desligamento da relação de orientação. A Coordenação de curso deve ser formalmente comunicada, por e-mail, sobre essa decisão. Estudante deve contatar orientador futuro e coordenação sobre aceite, para confirmação dos trâmites para matrícula.
Estudantes que não estavam matriculados em TAC 1 em 2020:
Antes da realização da matrícula, a Coordenação de curso irá divulgar um formulário específico para solicitação de designação de orientação. Estudantes que concluíram Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação II N em 2020/2 deverão informar intenção de permanência de tema/projeto e orientadores pretendidos, além de confirmar se pretendem realizar TAC 1 em 2021/1 ou posteriormente. Estudantes que concluíram Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação II em anos anteriores deverão indicar tema/objeto de estudo e orientadores pretendidos. De posse dessas informações, será realizada a distribuição de orientação em reunião de Colegiado do curso. A designação de orientação seguirá critérios como a pertinência da proposta de estudo à linha de pesquisa/atuação do docente, número de orientandos por docente, dentre outras questões que venham a ser pertinentes. De posse dessas informações, será realizada a distribuição de orientação, a qual será divulgada aos estudantes antes da solicitação de matrícula.
Atualização: Orientações específicas sobre as matrículas em TAC podem ser consultadas no link.
Solicitei uma disciplina no Portal do Aluno, como vou saber se foi aceita?
É responsabilidade do estudante verificar se as solicitações de matrícula e seus ajustes foram aceitas pelo sistema, consultando o Histórico Escolar ou a grade de horários do semestre. É preciso atentar para as datas de processamento de matrícula web, em especial, no período de ajuste, em que haverá processamento a cada segunda-feira. Os processamentos de matrícula são realizados pelo Derca.
Estudantes regulares do curso de Produção Editorial que tiverem matrícula negada por saldo de vaga, em disciplinas obrigatórias do curso, devem contatar a coordenação via e-mail (coordenacaope.ufsm@gmail.com) informando nome, número de matrícula e disciplina, para que seja efetuada a matrícula via secretaria na primeira semana de aulas.
Datas importantes para matrículas e trancamentos
As matrículas seguem as datas estabelecidas no Calendário Acadêmico, as quais estão logo abaixo descritas e ilustradas no fluxograma.
16 a 31 de março: solicitação de matrículas no Portal do Aluno.
1º de abril: processamento de matrícula. Conferir no Portal do Aluno (histórico ou horários) se as disciplinas solicitadas foram aceitas.
5 de abril a 13 de maio: ajuste de matrículas no Portal do Aluno. Período para alunos do curso incluir ou excluir disciplinas ofertadas em Produção Editorial e também disciplinas ofertadas por outros cursos da FACOS (Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda). Neste período haverá um processamento de matrícula por semana (toda segunda-feira).
18 a 25 de maio: período para reajuste de matrícula no Portal do Aluno. Neste período casos especiais serão atendidos por e-mail enviado para a Coordenação de Produção Editorial.
26 de maio a 02 de maio: período referente à matrícula extracurricular. Ou seja, para solicitar disciplinas de outros cursos da UFSM e para alunos de outros cursos solicitarem matrícula em disciplinas de Produção Editorial com saldo de vagas. Será via Portal do Aluno, com análise das coordenações e processamento realizado até 11 de junho de 2021.
11 de junho: data limite para solicitar trancamento total (curso/semestre) ou trancamento parcial (disciplinas) via Portal do Aluno.