Texto: Charles William, Igor Bianchin, Leticia Cardoso e Pablo Medeiros
Imagens: Grupo 1: Amanda Oliveira; Grupo 2: Mariana Morais, Bruno Santos e Eduardo Ruedell; Grupo 3: Antonia Haag e Rodrigo Santini;
O trabalho com design é recorrente durante toda a carreira de um produtor editorial. Dentre os diversos projetos realizados durante a graduação, o trabalho final da cadeira de Design Editorial, ofertada no terceiro semestre do curso, se faz importante, tendo como objetivo unir os conhecimentos acerca do uso de tipografia, cor e imagem, conceitos fundamentais abordados ao longo da cadeira, e muito utilizados no campo do design.
Em 2019, o trabalho final consistia na produção, pelos alunos, de três capas para livros clássicos da literatura, pré definidos pela docente. Cada uma destas capas devia seguir um estilo específico: uma tipográfica (sem ilustrações), outra abstrata (que busca explorar figuras de linguagem) e uma figurativa (que tem a imagem como elemento principal).
No podcast a seguir, trocamos ideias sobre a nossa percepção da estrutura da cadeira, noções de design e tipografia. Comentamos também algumas das capas produzidas na disciplina. Logo abaixo, você encontra uma galeria com todas as capas citadas no programa, para que possa tirar suas próprias conclusões.