Ir para o conteúdo Pedagogia Ir para o menu Pedagogia Ir para a busca no site Pedagogia Ir para o rodapé Pedagogia
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

ACG´s

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO – ACGs

Resolução Nº 025/2017 da UFSM – trata das Atividades Complementares de Graduação de forma geral.

ACG NO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA DIURNO

  • A atual normativa para registro das Atividades Complementares de Graduação – ACG – foi aprovada em reunião do Colegiado do Curso, em 16/03/2020.
  • A carga horária mínima solicitada para as ACGs no Curso de Pedagogia Diurno é de 200h.
  • Devem contemplar ao menos das 9 áreas indicadas no Requerimento.
  • A carga horária máxima que pode ser computada por acadêmico(a) é de 700h.

Para registro das ACGs no histórico escolar, o/a acadêmico (a) deverá apresentar cópia dos documentos (requerimento e comprovantes devidamente  identificados) via Portal do Aluno (Solicitação de registro de ACG – acesso pelo Portal do Aluno, menu Alteração Curricular\Requerimento de Dispensa, conforme TUTORIAL), preferencialmente, no 7º semestre.

  • As atividades a serem computadas serão aquelas realizadas entre o ano de ingresso e o ano de finalização do Curso.

                                                                                                                  

São consideradas ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO:

1 – Participação em Eventos (até 180h): Entende-se por eventos: Seminários, Congressos, Conferências, Encontros, Semanas Acadêmicas, Mini-Cursos, Atividades Artístico-Culturais e outras que, embora tenham denominação diversa, pertençam ao mesmo gênero.

– > Anexar cópia do certificado de participação e/ou organização do evento.

2 – Atuação em Núcleos Temáticos (até 20h por semestre): Participação em grupo de pesquisa ou de estudo, como colaborador ou participante (sem vinculação de bolsa)

– > Anexar atestado do Coordenador do Grupo de Estudo ou de Pesquisa indicando o tipo de participação, período e carga horária.

– > Se for projeto de pesquisa, o atestado pode ser substituído pelo comprovante do Gabinete de Projetos (GAP), desde que tenha as informações solicitadas.

3 – Atividades de Extensão (até 80h por item: 3.1 e 3.2)

3.1 Participação como bolsista em projeto de extensão: anexar comprovante do Gabinete de Projetos (GAP),

3.2 Participação em ações de extensão: anexar certificado ou atestado indicando as ações desenvolvidas, período e carga horária.

4 – Estágio Extracurricular (até 120h por estágio)

– > Anexar certificado ou atestado indicando as ações desenvolvidas, local do Estágio, período e carga horária total do estágio.

5 – Atividades de Iniciação Científica e de Pesquisa (até 80h por item: 5.1, 5.2, 5.3): Considera-se atividade de iniciação científica ou de pesquisa: bolsista em projetos de pesquisa; apresentação de trabalhos em eventos e palestrante ou ministrante de oficina.

5.1 Bolsista de projeto de pesquisa: anexar comprovante do Gabinete de Projetos (GAP).

5.2 Apresentação de trabalho (autor 10h, co-autor 4h): anexar certificado de apresentação do trabalho.

5.3 Palestrante ou ministrante de oficina: anexar certificado ou atestado indicando a atividade desenvolvida, data/período e carga horária correspondente.

6 – Publicação de Trabalhos (20h por resumo simples, 40h resumo expandido e 80h por texto completo): resumos, trabalho completo, artigos, capítulos de livro, etc..

– > Anexar cópia da publicação contendo nome, periodicidade, editor, data e página, volume;

– > Se a publicação for em anais de evento, pode ser a folha de rosto com os dados do evento ou similar, além da cópia da publicação.

7 – Participação em Órgão Colegiado ou Comissão (até 20h por portaria/semestre)

– > Anexar cópia da portaria de nomeação como membro do órgão colegiado ou da comissão.

8 – Monitorias ou Tutorias (inclusive EaD, até 120h por certificado)

– > Anexar atestado do docente responsável pela disciplina informando as atividades desenvolvidas, período e carga horária;

– > Outros tipos de monitoria ou tutoria, anexar atestado ou certificado indicando as atividades desenvolvidas, local, período e carga horária.

9 – Atividades Vinculadas à Gestão e Outras Atividades a Critério do Colegiado do Curso (até 80h por atividade)

9.1 Bolsista em Setores Administrativos (Direção de Centro, Coordenação de Curso, Departamento Didático, Biblioteca, Pró-Reitorias, Laboratórios de Ensino, …);

9.2 Outras atividades que não estejam contempladas nos itens anteriores como cursos de língua estrangeira, linguagem de sinais, informática, extensão; viagens de estudo; laboratórios; visitas técnicas, atividades voluntárias.

– > Anexar atestado ou certificado contendo as informações sobre atividades desenvolvidas, local, período e carga horária.

Nos casos em que não constar carga horária nos certificados, seguir os parâmetros abaixo:

1 – PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS: Coordenação de mesa – 8h; Comissão organizadora – 20h

5 – ATIVIDADES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE PESQUISA: Apresentação de trabalhos – 10h; Membro da equipe do trabalho apresentado, co-autor – 4h; Palestrante ou ministrante de oficina – 16h.

7 – PARTICIPAÇÃO EM ÓRGÃOS COLEGIADOS E COMISSÕES: 8h/mensais.

 

Anexos